A Missão Plato da ESA Se Aproxima da Instalação Final das Câmeras Para Busca de Exoplanetas

Caros leitores e leitoras do BS!
 
Credito: Space Daily
Ilustrativo.

No dia de ontem (12/05), o portal Space Daily noticiou que a Missão Plato da Agência Espacial Europeia (ESA) se aproxima da instalação final das Câmeras para busca de Exoplanetas.
 
De acordo com a nota do portal, a montagem da missão Plato da ESA está avançando significativamente, com 24 das 26 câmeras planejadas já integradas à espaçonave. Quando estiver operacional no espaço, o Plato utilizará esse extenso conjunto de câmeras para examinar uma vasta porção do céu em busca de planetas terrestres, com o objetivo de descobrir mundos potencialmente habitáveis.
 
Os trabalhos de montagem estão em andamento na OHB, na Alemanha, onde os sistemas ópticos sensíveis estão sendo instalados na bancada óptica do Plato — a estrutura crítica responsável por manter o alinhamento preciso. Com 24 câmeras firmemente posicionadas, faltam apenas duas câmeras “rápidas” a serem instaladas nas próximas semanas. Esses últimos componentes completarão o sistema visual exclusivo do Plato, projetado para capturar o leve escurecimento da luz das estrelas causado pela passagem de exoplanetas.
 
“É gratificante ver o progresso que fizemos desde o ano passado, quando começamos a instalar as câmeras: com 24 câmeras agora no lugar, vemos o Plato tomando sua forma definitiva”, disse Thomas Walloschek, Gerente de Projeto do Plato na ESA.
 
As 26 câmeras, incluindo 24 normais e 2 rápidas, trabalharão juntas para monitorar o brilho de mais de 200.000 estrelas. Ao detectar as mínimas variações na luz das estrelas enquanto os planetas passam em sua frente, o Plato pretende identificar novos exoplanetas, incluindo mundos possivelmente semelhantes à Terra. As câmeras rápidas capturarão imagens em alta velocidade das estrelas mais brilhantes, fornecendo dados rápidos para os sistemas de orientação e apontamento da espaçonave.
 
A missão do Plato vai além da busca por planetas. A espaçonave também estudará a estrutura interna das estrelas por meio da observação de “terremotos estelares” — oscilações sutis que revelam informações sobre sua composição e idade. Esses dados aumentarão significativamente nossa compreensão da física estelar e da evolução dos sistemas estelares.
 
Além da instalação das câmeras, os engenheiros da OHB estão montando o módulo de serviço do Plato, que abriga os computadores, sistemas de propulsão, unidades de distribuição de energia e componentes de comunicação necessários para apoiar a missão científica da espaçonave. A etapa final da fase de construção será a integração desse módulo de serviço com o módulo de carga útil, um marco crítico previsto para este verão.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários