Projeto MLBR: Brasil Avança no Desenvolvimento do 'Motor de Propulsão Líquida' Para o Futuro Foguete MLBR
Caros leitores e leitoras do BS!
No dia de hoje, 2 de maio, a página oficial do arranjo empresarial do Projeto MLBR no LinkedIn anunciou que o programa está dando um passo importante rumo ao futuro das missões espaciais brasileiras: já está em desenvolvimento um novo motor de propulsão líquida para o terceiro estágio do Foguete MLBR.
Segundo a publicação, essa nova tecnologia permitirá um controle mais preciso do empuxo, o que resultará em uma inserção orbital significativamente mais precisa — um requisito cada vez mais exigido nos lançamentos de satélites.
Ao contrário dos motores de propulsão sólida, os motores de propulsão líquida possibilitam ajustes em tempo real durante o voo, representando um avanço notável em termos de precisão, segurança e versatilidade para as futuras missões do MLBR.
Liderando o desenvolvimento do sistema está a BIZU SPACE (www.bizu.space), parceira estratégica do programa. Os testes iniciais em escala reduzida com câmaras de combustão já foram realizados, marcando um passo fundamental para a validação dos sistemas envolvidos.
Entre os principais desenvolvimentos em andamento, destacam-se:
* Sistemas hidráulicos e pneumáticos;
* Válvulas e bancadas de controle e monitoramento;
* Produção local de Peróxido de Hidrogênio concentrado (HTP);
* Catalisador para decomposição rápida do HTP, liberando oxigênio para a queima do combustível (querosene de aviação);
* Sistema de injeção do propelente;
* Projeto, fabricação e testes da câmara de combustão;
* Protocolos de segurança e procedimentos de ensaio para motores líquidos.
Com esses avanços, o Brasil fortalece sua capacidade tecnológica no setor aeroespacial. O objetivo é claro: desenvolver e lançar, em breve, um motor nacional de propulsão líquida, baseado em HTP e Jet-A, pronto para impulsionar o país a novas fronteiras no espaço.
Avante MLBR!
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!


Comentários
Postar um comentário