Instrumento da NASA Retornará à Lua Para Pesquisa de Voláteis Subterrâneos

Caros leitores e leitoras do BS!
 
Credito Space Daily
Ilustrativo.

No dia 30/04, o portal Space Daily noticiou que a NASA enviará novamente seu instrumento Mass Spectrometer Observing Lunar Operations (MSOLO) à Lua, desta vez a bordo de um rover comercial, sob um novo Acordo Cooperativo de Pesquisa e Desenvolvimento com a Magna Petra Corp. A colaboração tem como objetivo estudar gases presos abaixo da superfície lunar, com foco em isótopos raros como o Hélio-3.
 
De acordo com a nota do portal, após seu desempenho bem-sucedido durante a missão Intuitive Machines 2, o MSOLO demonstrou sua capacidade de operar nas condições lunares. A missão atualizada, com lançamento previsto para não antes de 2026, colocará o MSOLO em um rover selecionado pela Magna Petra. O instrumento analisará voláteis de baixo peso molecular no regolito lunar, oferecendo informações sobre o potencial da Lua para utilização de recursos no local (in-situ).
 
“Essa nova oportunidade de missão nos ajudará a determinar quais voláteis estão presentes na superfície lunar, além de fornecer informações científicas para os objetivos da Magna Petra”, disse Roberto Aguilar Ayala, físico pesquisador no Centro Espacial Kennedy da NASA. Ele enfatizou que entender os voláteis lunares é vital para apoiar a exploração humana sustentada, possibilitando a extração de recursos locais.
 
A Magna Petra pretende localizar e, eventualmente, recuperar Hélio-3 da Lua, com o objetivo de transportá-lo à Terra para uso em energia de fusão, computação quântica, saúde e instrumentação avançada. A empresa analisará e compartilhará os dados coletados pelo MSOLO em tempo real com a NASA.
 
O dispositivo MSOLO teve origem como um espectrômetro comercial utilizado na fabricação de semicondutores. A NASA o adaptou para voos espaciais, a fim de suportar o ambiente extremo da Lua. Ele já havia sido lançado anteriormente como parte do experimento Polar Resources Ice Mining 1.
 
Sob o acordo reembolsável assinado em 2 de abril, a Magna Petra cobrirá os custos da NASA relacionados à integração do MSOLO com o rover, preparativos pré-missão, suporte operacional e expertise técnica. A NASA manterá a propriedade do MSOLO durante toda a missão. Após o término da missão do instrumento, ele permanecerá na Lua, enquanto os dados coletados serão arquivados no Sistema de Dados Planetários para acesso público.
 
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários