Nave Starship SN8 da SpaceX deve fazer teste de voo na semana que vem
Olá, leitor!
Segue abaixo a notícia "Nave Starship SN8 da SpaceX deve fazer teste de voo na semana que vem", publicada no site da UOL, no dia 26/11/2020.
Em anúncio no Tweeter Elon Musk afirmou que o evento pode ocorrer na quarta-feira, 02 de dezembro.
Saudações!
Brazilian Space
Nave Starship SN8 da SpaceX deve fazer teste de voo na semana que vem
Brianna Provenzano
26 de Novembro de 2020
Imagem: Loren Elliott / Stringer (Getty Images)
Na noite da última terça-feira (24), a SpaceX acionou os motores do protótipo de espaçonave Starship SN8. O CEO Elon Musk, inclusive, tuitou que o “bom teste estático de decolagem” provavelmente pavimentou o caminho para o veículo fazer seu primeiro voo de teste, que por sua vez está agendado para a próxima semana.
O voo de teste deve atingir um pico de 15 km, e ultrapassaria o recorde anterior estabelecido para a nave, que era de apenas 150 metros. Essa foi a distância máxima atingida por protótipos anteriores.
A Starship é uma nova geração de transporte espacial desenvolvida pela SpaceX. É por essas espaçonaves gigantescas, que pesam muitas toneladas, que a companhia espera levar pessoas e equipamentos para a Lua e Marte, além de lançar satélites. A versão final prevê uma nave de 50 metros de altura somada a um foguete chamado Super Heavy. Os dois são reutilizáveis, o que significa que podem sair da Terra e voltar em mais de uma viagem.
Em seu perfil no Twitter, Musk deu a entender que a data do voo de teste para a próxima semana ainda era provisória, já que uma revisão dos dados terá de ser concluída. De acordo com o bilionário, o objetivo dos testes é ver como a nave se comporta a uma “subida usando três motores, suas flaps de controle e orientação, transição dos tanques principais para os tanques secundários e manobra de pouso”.
Respondendo uma pergunta sobre a probabilidade de um pouso bem-sucedido, Musk disse que as chances são de uma em três, admitindo que “[muitas] coisas precisam dar certo”.
O executivo também disse que o alto potencial de um pouso forçado é “porque temos SN9 e SN10” — as duas gerações subsequentes de protótipos de naves que a SpaceX usará caso o voo de teste SN8 falhe. Já tem algum tempo que a SpaceX implementou a estratégia de ter naves irmãs como segundo plano e ficar preparada para usar os dados de protótipos que deram errado a fim de melhorar e aprender com os erros de lançamentos anteriores.
Apesar da animação do público, o próprio Musk já tentou moderar as expectativas sobre como seria um lançamento bem sucedido para a SN8. O protótipo já havia feito testes de voo nos dias 20 de outubro, 10 de novembro e 12 de novembro.
O meu palpite é que na hora de pousar alguma coisa vai ficar desregulada e ela vai se espatifar bonito no chão.
ResponderExcluirSempre lembro dos episódios do Duck Dogers e seu ajudante gaguinho. Mas vamos lá, estão anos-luz à nossa frente.
ResponderExcluir