[BS URGENTE] Embaixada do EUA no Brasil publica no Twitter assinatura de Declaração de Intenção com o Brasil para Acordos Artemis

Olá, leitor!

A Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) publica em sua conta do Twitter a assinatura de Declaração de Intenção com o Brasil que permitirá ao nosso País ser o primeiro da América Latina a assinar os Acordos Artemis.

Imagem: Conta da Embaixada Americana no Brasil no Twitter (https://twitter.com/EmbaixadaEUA/status/1338576730227957768?s=20)

Segundo a publicação, o Brasil poderá contribuir com um rover lunar e com outros experimentos científicos lunares e outros estudos.

Essa é uma notícia que ao mesmo tempo que confirma especulações, também nos faz crer que, com o apagar das luzes do Governo Trump, o Ministro Marcos Pontes resolveu antecipar (capitalizar) resultados, antes da posse do Biden e da mudança do Administrador da NASA.

Brazilian Space

Comentários

  1. Olá Prof. Rui Botelho e leitores do BS!

    Essa realmente me parece uma boa notícia e tomara que esta possível participação brasileira no Program Artemis se concretize de fato. Tenho minhas dúvidas quanto ao comprometimento por parte do Brasil em acordos como esse, mas vale lembrar que no que diz respeito ao projeto do nanosat Sport, as coisas parecem estar caminhando dentro do acordado, porém o Sport é um projeto pequeno em relação ao que se propõe realizar segundo o que conta nesta declaração de intenção, enfim.... vamos aguardar os acontecimentos.

    Duda Falcão

    ResponderExcluir
  2. Bem, uma plataforma cubesat 6U deve servir perfeitamente como um rover, dá até pra brincar e colocar uma Garatea da vida como orbitadora mapeando a superficie. Não precisa revolucionar nem tentar liderar nada, é só pegar uma caroninha e tentar aprender algo. Tomara que dessa vez a nossa bandeira permaneça no hall dos parceiros.

    ResponderExcluir
  3. Faço votos que o Brasil cumpra integralmente suas obrigações e não repita o vexame da nossa participação na estação espacial internacional.

    ResponderExcluir
  4. Faço votos que o Brasil cumpra integralmente suas obrigações e não repita o vexame da nossa participação na estação espacial internacional.

    ResponderExcluir
  5. Ja estava com a certeza de que a contribuição do Brasil seria levar pão de queijo e tapioca pra tripulação durante a viagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fico na dúvida se é mesmo o melhor nesse momento. Se não deveríamos focar nossos recursos naquilo que mais precisamos que é colocar em operação um lançador projetado, desenvolvido e construído localmente. Como diz o velho ditado: quem corre atrás de muitos coelhos acaba de mãos vazias.

      Excluir
  6. Um rover !!! Agora vai... certeza .... rsrs

    ResponderExcluir
  7. Brasil vai mesmo pra Lua com a NASA ???

    Ministro Marcos pontes noticiou sobre a intenção da entrada do Brasil no programa Ártemis da NASA.


    Canal no YOUTUBE : Café e Ciência


    https://www.youtube.com/watch?v=gTPUWp0o4DY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o BRASIL propaga que tem " INTENÇÃO " da entrada no Programa Estadunidense da NASA ÁRTEMIS

      só que o BRASIL não " HONRA os seus Projetos de Décadas , tais como ;

      * - de desenvolver um veículo sub - orbital VS-43

      Levando-se em consideração a estratégia de desenvolvimento dos veículos de sondagem, vislumbrou-se a possibilidade de desenvolver um veículo suborbital controlado baseado nos estágios superiores do VLS-1 (3º e 4º estágios), mas com a utilização do propulsor S43 no lugar do S40. Esse veículo, denominado VS-43, seria o meio para desenvolver diversos subsistemas necessários para uma missão de satelitização.

      O veículo VS-43 foi identificado como uma plataforma de testes ideal para o desenvolvimento de soluções para as seguintes áreas:

      a) teste do SISNAV;
      b) rede de controle, guiamento e navegação; rede de telemetria; rede de destruição e rede de serviço; e
      c) eventos necessários para a satelitização: separação de coifa, basculamento, rotação e separação.

      O veículo VS-43 também tem potencial para ser utilizado no cumprimento das seguintes missões:

      a) teste de experimentos tecnológicos e em ambiente de microgravidade;
      b) teste de Scramjets em camadas superiores da atmosfera;
      c) teste de experimentos de reentrada atmosférica (SARA).

      Adicionalmente, o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) possui especial interesse no VS-43 pois:

      a) sendo um veículo muito mais simples que o VLS-1 e bem mais complexo que um VS-40 ou Sonda IV, o desenvolvimento do VS-43 será uma excelente oportunidade para o IAE revisar, implementar e consolidar metodologias para o gerenciamento e desenvolvimento de projetos complexos;
      b) possibilita a utilização do estoque adquirido pelo projeto do veículo VLS-1;
      c) possibilita a utilização de toda a infraestrutura criada para o VLS-1 no IAE e no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

      O sistema é composto, preliminarmente, por:

      a) veículo: saia traseira com empenas, um motor S43 como primeiro estágio, baia de controle de rolamento, baia de equipamentos, um motor S44 como segundo estágio, cone de acoplamento e coifa;
      b) banco de controle e linha de fogo;
      c) sistema de aquisição e processamento de dados de telemetria;
      d) sistema de carregamento de nitrogênio;
      e) equipamentos de apoio ao solo e dispositivos para testes;
      f) embalagens, manuais e procedimentos de integração;
      g) estrutura de lançamento e rastreio já existente no CLA composta por: SISPLAT, casamata, PPP, PPCU, terminação de voo, radares e outros.

      Finalmente, o VS-43 seria o veículo ideal para auxiliar o preenchimento da lacuna existente entre os veículos Sonda IV, VS-40 e VLS-1 a fim de dar continuidade na lógica de desenvolvimento iniciada com a família de veículos de sondagem.

      Fonte dos Dados a Cima

      https://www.gov.br/aeb/pt-br/programa-espacial-brasileiro/transporte-espacial/vs-43

      Excluir
    2. Obrigado PEB, pelos esclarecimentos acerca do VS43. A pergunta que fica é: por que não fazem?

      Excluir
    3. Gustavo , eu especulo que o nosso PEB , seja 1OO% militar

      Então as Ordens não são para Civil aprovar ou opinar , mas observe que todos os Foguetes de sondagens do Brasil , tem dimensões de Mísseis Balísticos , até a Dimensão do novo VS-50 é proporcional ao Míssil Russo que a Venezuela possui

      Gustavo compare o comprimento x Largura x Diâmetro do Buk-M2E

      os lançadores de foguetes Venezuelanos BM-30

      Veja imagens nesse Link do Google a Baixo

      https://www.google.com.br/search?q=M%C3%ADssil++Russo+que+a+Venezuela+possui&sxsrf=ALeKk03Kygctr4QlbRNeDL_ZOnKbIPUKgQ:1608608265725&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiwg4vi1ODtAhX6GbkGHRWkDgMQ_AUoA3oECAoQBQ&biw=1536&bih=754

      Excluir

Postar um comentário