Transparência e Acesso à informação na ETEC de Sistemas Inerciais da AEB: Vergonha ou Ilicitude?

Olá, leitor!

Quando você pensa que já viu de tudo. Quando você acha que não é possível mais a Agência Espacial Brasileira (AEB) ir contra tudo que um ente governamental tem por dever fazer, a AEB se supera.


Como havia dito na matéria "Transparência e Acesso à informação na ETEC de Sistemas Inerciais da AEB: Vergonha!" (clique aqui), a AEB respondeu meu pedido de acesso à informação sobre o nome das empresas classificadas para a rodada de negociação do processo seletivo de Encomendas Tecnológicas (ETEC), com a justificativa canhestra e adulterada no documento de resposta, de que essa atitude estaria amparada no § 1º do Art. 7º da Lei de Acesso à informação (Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011):

Art. 7º O acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter:  

...

§ 1º O acesso à informação previsto no caput não compreende as informações referentes a projetos de pesquisa e desenvolvimento científicos ou tecnológicos cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado. (grifos nossos)

Assim, entrei com o recurso em 1a instância pedindo para a AEB se justificar sobre o trecho que foi omitido da resposta dada identificando "CUJO SIGILO SEJA IMPRESCINDÍVEL À SEGURANÇA DA SOCIEDADE E DO ESTADO" que motivou a não publicidade dos nomes das empresas selecionadas para a presente etapa do processo ETEC.

Então, findado o prazo na data de hoje para a AEB responder, eis que, sem esclarecer o que foi demandado e sem dar acesso a informação solicitada originalmente, porca, preguiçosa e cinicamente, a AEB responde ao recurso exatamente com o mesmo texto da resposta ao pedido original. 

Veja e compare:

a) Resposta ao recurso em 1a Instância



b) Resposta ao pedido de acesso à informação original


A única diferença de maior relevância entre dos dois documentos é que a resposta ao pedido de acesso a informação foi assinada por um Coordenador e a do recurso em 1a instância foi assinada por um Diretor.

Reforçamos ainda que nunca foram solicitados dados técnicos ou comerciais das propostas, mas, somente, os nomes dos selecionados para a presente etapa.

Visto que os agentes públicos, mesmo alertados e instados a rever seus atos, não deram acesso à informação e retardam deliberadamente ao acesso ao que foi requerido, sem o devido amparo e motivação legal, estão a um passo de incorrer em responsabilizações previstas no Art. 32 da própria Lei de Acesso a informação:

CAPÍTULO V  
DAS RESPONSABILIDADES 


Art. 32. Constituem condutas ilícitas que ensejam responsabilidade do agente público ou militar:  
I - recusar-se a fornecer informação requerida nos termos desta Lei, retardar deliberadamente o seu fornecimento ou fornecê-la intencionalmente de forma incorreta, incompleta ou imprecisa;

Desse modo, ainda restando o Recurso em 2a instância, dentro dos limites administrativos da própria AEB, já que o mesmo deve ser apreciado e respondido pelo seu Presidente, aguardamos que o bom-senso e senso de espírito público retomem as consciências dos gestores da AEB e que estes se enquadrem dentro das normas legais do Estado Democrático de Direito.

Vamos aguardar o que virá daqui para frente, mas, o respeito a cidadania é algo quase impossível para certos entes governamentais cheios de vícios como a AEB.

Rui Botelho
(Brazilian Space)







Comentários

  1. Mande uma mensagem ao Ministro Marcos Pontes pelo Twitter, quem sabe ele passa por cima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem lançador nacional, nós nada teremos, estaremos sempre no chão, dependentes de terceiros.

      Excluir
  2. Anunciaram os escolhidos: GNC, ModSiatt, Innalogics/Reatron e DJED.
    https://youtu.be/uJ6Nd907blo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente, empresas sérias, competentes. Muito bom que ficaram de fora empresas que, na verdade, são apenas representantes de multinacionais no Brasil.

      Excluir

Postar um comentário