Brigadeiro Vital passa para a reserva

Olá, leitor!

É com tristeza, mas, também, com o reconhecimento dos excelentes serviços prestados à Nação que noticiamos aqui a transferência para a reserva da Força Aérea Brasileira (FAB) do Brigadeiro José Vagner Vital, ex- Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE) da FAB, conforme publicação na data de hoje do Diário Oficial da União (DOU), veja aqui.


O Brig. Vital é um grande oficial-general, com uma carreira primorosa, reconhecido em toda a comunidade espacial brasileira como o pai do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE). Pessoa de fino trato, além de um gentleman, é conhecido por ser um militar cumpridor de missão, disciplinado e competente. É também reconhecido como um grande patriota apaixonado pelo tema espacial e uma pessoa de mente aberta, que, sem se desviar das suas obrigações, escuta a todos e todas as ideias que lhes são apresentadas com atenção, respeito e consideração.


Um dos maiores pensadores do Programa Espacial Brasileiro (PEB) e defensor da importância do uso de aplicações e sistemas espaciais em prol da nossa defesa e segurança governamental/pública, o Brig. Vital sempre se dispôs a debater os bons temas e as boas ideias, principalmente na área espacial, defendendo os seus pontos de vista e os interesses da FAB e do Brasil nessa temática, mas, também, incorporando e adaptando os seus próprios conceitos, ao identificar a convergência de outros pensamentos com a sua missão e as necessidades do Brasil.

Foi assim que, após o I Congresso Espacial Brasileiro (I CAB), evento no qual tive a grata oportunidade de conhecer o Brig. Vital e onde tivemos a oportunidade de conversar e debater sobre o Programa Espacial Brasileiro (PEB), que o Brig. Vital incorporou, vigorosamente, o termo "harmonizar" ao discurso de defesa do PESE, com relação ao PNAE, ao Programa Espacial Civil e a própria Agência Espacial Brasileira (AEB).

Ainda nessa linha, inicialmente, sem revelar a sua opinião pessoal sobre a Governança do PEB e da AEB, no último ano defendeu em alguns eventos e debates em grupos especializados no tema espacial, que a AEB deveria volta para o Planalto, ressalvando que a mesma deveria responder a Vice-Presidência, o que daria maior capacidade de atuação da nossa Autarquia espacial, mas, também ao próprio PESE.

Em 1o de julho desse ano, ainda sob a liderança do Duda Falcão, o Brazilian Space teve a honra de contar com a presença do Brig. Vital em uma das nossas Lives, na qual, acompanhados da jornalista e divulgadora de Alcântara, Miriam Rezende Gonçalves, tratamos do tema do Centro Espacial de Alcântara (CEA), veja aqui. Esse debate foi muito interessante e ainda foi contemplado com uma bonus track elaborado pelo Brig. Vital explicando um pouco mais tecnicamente o PESE e o CEA (veja aqui).

Assim, não ousamos dizer que essa matéria é uma despedida do Brig. Vital, somente um registro da sua mudança do Serviço Ativo para a Reserva, pois com a visão, capacidade e paixão pelo espaço que ele tem, iremos (todos) com certeza ainda contar com a sua competência e conhecimentos para pensar melhor o Brasil no setor espacial nacional e internacional.

Essa é a homenagem e o reconhecimento do Brazilian Space ao Brig. Vital por tudo que ele fez em prol do engrandecimento do nosso País e da FAB no espaço, aproveitando o ensejo para dizer ao Brigadeiro, que o BS está de portas abertas para o que ele precisar.

Rui Botelho
(Brazilian Space)


Comentários

  1. Bom dia Prof Rui Botelho!

    Permita-me pela primeira vez discordar do senhor. Na verdade o Brig. Vidal teve a oportunidade de apoiar publicamente o mais significativo documento surgido nos bastidores do PEB nos últimos anos e não o fez. Trata-se da 'Carta de Foz' do Iguaçu', documento este com 24 sugestões da Comunidade Espacial para uma nova governança e condução dos rumos do PEB, ao qual o senhor mesmo fez parte de sua elaboração, e que em um dos seus itens cruciais defendia justamente a transferência da AEB para a Presidência da Republica, bem coma a sua imediata transformação em Programa de Estado. Na verdade precisamos Prof. Rui de gente que faça o que tem de ser feito quando estiver com o poder pra isdo, e não quando pouco pode fazer. Defender o certo só quando lhe é conveniente foi o que nos levou a está situação. De antes disso, me perdoe, mas não tenho como concordar com o senhor colocando o Brig. Vidal no hall daqueles que de alguma forma contribuíram é ainda contribuem para o avanço do PEB, na verdade muito pelo contrário. Profissionais como Dr. Fernando de Mendonça, Eng. Jayme Boscov, Prof. José de Monserrat Filho, Dr. Paulo Morais Jr., Dr. Waldemar Castro Leite. Dr. Otávio Cupertino Durão, Dr. Luís Eduardo Vergueiro Loures da Costa, só citando alguns, é mais recentemente, Dr. Oswaldo Loureda, Eng. José Miraglia, Eng. Marcelo Essado, Eng. Calvin Trubiene, Eng. Lucas Fonseca, só citando mais alguns exemplos, esses sim, contribuiram e contribuem para o nosso Patinho Feio, e poderiam tambem contribuir para a sua gestão, caso fossem ouvidos.

    Abs

    Duda Falcão

    ResponderExcluir

Postar um comentário