ITASAT completa dois anos em órbita da Terra

Olá, leitor!


Segue abaixo a notícia "ITASAT completa dois anos em órbita da Terra", publicada no site do ITA, no dia 03/12/2020.


Saudações e boa leitura!


Brazilian Space

ITASAT completa dois anos em órbita da Terra

03 de Dezembro de 2020 às 12h55
 

 
Dois anos atrás, o nanossatélite ITASAT, produzido pelo Centro Espacial do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com suporte da Agência Espacial Brasileira (AEB) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), subia ao espaço, a bordo do foguete Falcon 9, da Space X, lançado a partir da base da USAF de Vandenberg, na Califórnia-EUA.
 
O lançamento, previsto inicialmente para finais de novembro, teve que ser adiado por duas semanas devido aos fortes ventos que assolavam o centro de lançamento americano. O foguete subiu finalmente às 16h 31 min de Brasília, do dia 3 de dezembro de 2018, levando em seu bojo o módulo SSO-A da Spaceflight, empresa aeroespacial americana, sediada em Herndon, Virgínia, um módulo dedicado para lançamento carona de diversos pequenos satélites. Neste lançamento foram lançados 64 satélites, sendo 15 microssatélites e 49 nanossatélites, sendo que apenas três possuíam a configuração 6U, composição de seis cubos com 10 cm de aresta, um deles o ITASAT. Três horas após o lançamento do Falcon 9, as estações de terra captaram os primeiros sinais do ITASAT. Coube ao radioamador Roland (PY4ZBZ), francês radicado no Brasil, em Sete Lagoas (MG), o mérito de capturar as primeiras telemetrias do ITASAT.
 
Com o satélite funcionando, o ITA o manteve, por cerca de um mês, no modo de segurança para avaliar os dados sobre a saúde do satélite. Em janeiro de 2019, o ITA iniciou, então, o comissionamento das cargas úteis (colocação das cargas úteis em operação), operação que se estendeu até março de 2019. Após então, o ITASAT manteve o seu padrão de operação.
 
Em 3 de dezembro de 2019, o satélite atingiu um ano de operação, portanto concluindo a sua missão, pois sua vida útil foi projetada para a duração de um ano. Hoje, em 3 de dezembro de 2020, o satélite completa dois anos de operação contínua, atingindo o dobro de sua vida útil prevista em projeto. Em comemoração ao fato, telemetrias do ITASAT foram capturadas por radioamadores dentro do território brasileiro. Em conjunto com as estações de solo do INPE em Natal (RN) e Santa Maria (RS), puderam atestar que o satélite continua em operação. Foram recebidos dados do ITASAT no Brasil, Argentina, Japão e Taiwan.
 
Nas palavras do radioamador, Edson Pereira (PY2SDR), “- Em nome dos Radioamadores Brasileiros, é com grande satisfação que a LABRE/AMSAT-BR parabeniza a equipe do CubeSat educacional ITASAT pela passagem do seu segundo aniversário. Projetos como o ITASAT não são só excelentes ferramentas no ensino de STEM (termo em inglês que se refere às disciplinas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática) para nossos futuros profissionais das áreas de ciência e tecnologia, mas são também motivo de orgulho por elevarem a imagem do Brasil no competitivo setor espacial mundial”.
 
Já o Coordenador de Satélites e Aplicações da AEB, Dr. Rodrigo Leonardi, ressalta que " foram muitos os desafios que tiveram que ser vencidos para que possamos comemorar hoje os dois anos de lançamento do nanossatélite ITASAT. A AEB sempre acreditou e apoiou o desenvolvimento desse projeto que agora serve de legado para futuras missões nacionais e que permitiu a qualificação em nosso País de vários jovens engenheiros. Os meus sinceros votos de parabéns para toda a equipe do ITASAT".
 
“O ITASAT é o principal nanossatélite desenvolvido no ITA, com fins educacionais para auxiliar na formação de especialistas na área aeroespacial, abriu portas para novos projetos e parcerias com renomadas instituições nacionais e internacionais. É um grande sucesso”, concluiu o Reitor do ITA, Prof. Dr. Anderson Ribeiro Correia.
 
Fonte: CEI - ITA
 
Edição: DCS - ITA
 
Revisão: ACS-DCTA
 
Fotos: CEI - ITA

Comentários

  1. Olá leitores do BS!

    Quero aqui da mesma forma na pessoa Dr. Luis Loures ( o grande Leão) parabenizar publicamente a toda equipe do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) pelo sucesso inequívoco deste segundo pequeno satélite (o primeiro foi o AESP-14 que infelizmente falhou) deste importante instituto para o país. Ao mesmo tempo, aproveitar também para parabenizar a toda equipe pelo avanço que vem sendo feito no nano-satélite SPORT, satélite científico conjunto com o INPE a NASA e algumas universidades americanas que já se encontra sendo testado na câmara de vácuo do INPE, de onde após os testes será enviado para ser lançado no ano que vem da Estação Espacial Internacional.

    Duda Falcão

    Duda Falcão

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a toda a equipe, um trabalho árduo recompensado pelos resultados. Muitos duvidaram ao decorrer do trabalho e muitas criticas foram recebidas, mas o trabalho dos pesquisadores é um "trabalho teimoso" onde a vontade de avançar vence os obstáculos quase sempre proporcionalmente à obstinação e organização. Frutos do ITASAT como o SPORT em conjunto com a NASA e o fortalecimento da cooperação com os radioamadores essencial para a pesquisa desde o inicio foram colhidos. Sucesso ao grupo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário