Olá, leitor!
A Agência Espacial Brasileira (AEB) realizou na última quarta-feira (23/12/2020) um evento on-line, originalmente agendado para a manhã e, postergado para a tarde, para a divulgação dos consórcios selecionados no Processo de Encomendas Tecnológicas (ETEC) de Sistemas de Navegação Inercial, o qual vem se arrastando desde o final do 1o trimestre deste ano.
Imagem: TCU Encomenda Tecnológica (ETEC) | Portal TCU em https://portal.tcu.gov.br/encomenda-tecnologica-etec.htm
Além disso, nesse mesmo dia foi oficializado no Diário Oficial da União (DOU) o resultado do referido ETEC (confira aqui).
Como todos sabem, esse processo, apesar de mau conduzido e publicizado pela AEB é de vital importância para o Programa Espacial Brasileiro (PEB) graças a promoção do desenvolvimento tecnológico nacional em sistemas críticos e de alta tecnologia como os Sistemas de Navegação Inercial.
Caso o leitor queira se aprofundar em Sistemas de Navegação Inercial, sugerimos assistir o vídeo (aula) da Live realizada pelo Brazilian Space com o Dr. Waldemar Castro Leite (veja aqui).
Apesar da publicação ter somente o nome da empresa líder do consórcio destacamos aqui os nomes de todas as empresas, quais sejam:
1) Consórcio DJED: Concert Technologies S. A., Cron Sistemas e Tecnologias Ltda e Horuseye Tech Eng de Sistemas Ltda;
2) Consórcio INNALOGICS/REATRON: Innalogics Sistemas Computacionais Ltda e Responsabilidade Limitada Empresa de
Pesquisa e Produção Reatron;
3) Consórcio MODCO/SIATT: Orsatti e Pinheiro Engenharia Ltda e SIATT Engenharia e Parcipações Ltda;
4) Consórcio ORCA: Orbital Engenharia S.A. e Castro Leite Consultoria Ltda; e
5) Consórcio GNC Brasil: Araujo Santos Tecnologias Críticas e Serviços de Engenharia Ltda, Pollux Tecnologia e Inovação Consultoria e Serviços Ltda, Optsensys Instrumentação Ópca e Eletrônica Ltda e Marcos Ferreira Duarte Pinto Consultoria em
Sistemas de Navegação (Navegui - Sistemas de Navegação, Estabilização e Guiagem).
Um ponto positivo a se destacar é que, de todos os 5 consócios selecionados e suas 13 empresas, 4 são startups fundadoras da Aliança das Startups Espaciais Brasileiras (ASB): Cron Sistemas e Tecnologias Ltda, Horuseye Tech Eng de Sistemas Ltda, Innalogics Sistemas Computacionais Ltda e Castro Leite Consultoria Ltda.
Isso mostra a importância das startups e sua capacidade de formar arranjos produtivos inovadores e ágeis para a geração de inovação, inclusive em parcerias com empresas tradicionais que buscam na agilidade, leveza e capacidade disruptiva das startups para agilizar o seu processo de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação).
O ponto negativo dessa história é o fato da AEB continuar insistindo na condução de suas ações fora das melhores práticas de transparência e publicidade. Contudo, não vamos enveredar por esse tema aqui, para não macular o feito das empresas que participaram do processo e foram selecionadas. Essas considerações serão realizadas em uma outra matéria.
Conforme visto na publicação, os 5 consórcios selecionados foram todos contratados para apresentar seus projetos de engenharia, os quais serão avaliados e serviram de base para a seleção daqueles 2 ou 3 competidores que seguiram para a próxima fase.
O Brazilian Space parabeniza a todos os selecionados e deseja que os projetos sejam bem sucedidos.
Rui Botelho
(Brazilian Space)
Comentários
Postar um comentário