Escola Baiana é Selecionada Para Missão Garatéa-E

Olá leitor!

Desde que a Educação Espacial direcionada para alunos do ensino fundamental, médio e superior começou a se desenvolver no Brasil, o Blog BRAZILIAN SPACE com o apoio crucial do CEFAB (Centro Experimental de Foguetes Aeroespaciais da Bahia), vinha lutando para estimular essas atividades aqui em nosso estado, mas infelizmente sem obter qualquer sucesso, o que sempre nos deixou bastante frustrados.

Foi nesse quadro de total desanimo que meses atrás fomos agradavelmente informados pelo Eng. Lucas Fonseca, de que uma escola da pequena cidade de Souto Soares (localizada na Chapada Diamantina a aproximadamente 487 Km de Salvador), havia se inscrito para participar da segunda edição da Missão Garatéa-E, missão esta organizada pelo “Grupo Zenith” da Escola de Engenharia da USP de São Carlos (EESC-USP).

Para nós essa já era uma grande notícia, pois até então só sabíamos da inscrição de uma única escola baiana para esta missão, ou seja, a escola privada de ensino infantil e fundamental "Luz do Saber", esta localizada no bairro carente de São Cristóvão, em Salvador.

Porém fomos agradavelmente surpreendidos quando pouco tempo depois fomos informados pelo Eng. Lucas Fonseca de que o projeto enviado pela “Equipe Elysium” da “Escola Municipal Ouricuri” de Souto Soares, tinha impressionado bastante o Grupo Zenith, e assim o mesmo havia sido selecionado para voar no balão da Missão Garatéa-E (prevista para agosto desse ano), o que nos deixou bastante empolgados.

No entanto leitor vale aqui salientar que, apesar de nossos esforços em divulgar a Educação Espacial em nosso estado e por todo o Brasil, esta vitória deve-se a iniciativa do Sr. Luciano Macena de Oliveira (professor da rede municipal de ensino e atualmente Secretário Municipal de Educação de Souto Soares) e evidentemente do crucial apoio do Prefeito André Luiz Sampaio Cardoso (PTN), já que nenhum dos dois conhecia até então o Blog BRAZILIAN SPACE.

Assim sendo, em reconhecimento a iniciativa do Sr. Luciano Macena, entramos em contato como o mesmo e realizamos a entrevista abaixo que espero venha estimular outras escolas da Chapada Diamantina, bem como de todo o Brasil, a abraçarem as atividades espaciais educacionais, seja elas através dos eventos do Grupo Zenith, da Olimpíada Brasileira de Astronomia de Astronáutica (OBA), da Brazilian Association of Rocketry (BAR) ou de qualquer outra instituição envolvida no Brasil com essas atividades, até mesmo a nossa pífia Agencia Espacial de Brinquedo (AEB).

Duda Falcão

Secretário Luciano Macena.
BRAZILIAN SPACE: Para o nosso leitor que não o conhece senhor Luciano, nos fale sobre o senhor, sua formação, idade, onde nasceu e se tem outra atividade além de ser o Secretário Municipal de Educação de Souto Soares-BA?

LUCIANO MACENA DE OLIVEIRA:  Formado em HISTÓRIA, 37 anos, natural de São Paulo, sou professor da rede municipal de ensino há 17 anos e hoje estou assumindo a Secretaria Municipal de Educação do município de Souto Soares.

BRAZILIAN SPACE: Sr. Luciano, como o senhor tomou conhecimento sobre o Projeto da Garatéa-E?

LUCIANO MACENA: Sou bastante curioso e vivo pesquisando na internet bons projetos para somar e elevar o grau de conhecimento dos alunos e professores, nessa busca ativa encontrei o Garatéa-E.

BRAZILIAN SPACE: Qual escola o senhor escolheu para participar deste projeto?

LUCIANO MACENA: Escola Municipal Ouricuri.

BRAZILIAN SPACE: Quantos alunos desta escola estão envolvidos neste projeto?

LUCIANO MACENA: Nossa intenção é que todos os alunos conheçam o projeto, mais o trabalho consistente deve chegar a quatro turmas.

BRAZILIAN SPACE: Qual foi a receptividade do prefeito do município, o Sr. André Luiz Sampaio Cardoso quanto a esta iniciativa, ele apoiou integralmente a mesma?

LUCIANO MACENA: O prefeito e também professor da rede estadual de ensino, assim sendo, excelentíssimo prefeito André Sampaio apoiou incondicionalmente a nossa iniciativa e ficou bastante contente com a seleção da nossa escola para representar a Bahia, pois o mesmo acredita que a educação é a única ferramenta que pode melhorar a sociedade no todo.

BRAZILIAN SPACE: Sr. Luciano, recentemente o Grupo Zenith da USP São Carlos, responsável pelo Programa Garatéa que envolve os projetos Garatéa-L, Garatéa-ISS e Garatéa-E, lançou em pareceria com a Revista Galileu, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Alice Education, uma gincana astronômica muito interessante denominada “I Gincana Galileu de Astronomia”. É intenção de vocês participarem também desta nova iniciativa?

LUCIANO MACENA: Sem sombra de duvida que tudo que envolva a educação e as ciências estaremos levando para os espaços educativos da rede de ensino de Souto Soares.

BRAZILIAN SPACE: Sr. Luciano, outro projeto muito interessante do Programa Garatéa é o projeto Garatéa-ISS (veja aqui) que tem como objetivo enviar experimentos de estudantes brasileiros para serem pesquisados a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), mas que infelizmente nesta primeira missão só esta aberto para escolas publicas e privadas do ensino médio do estado de São Paulo. No entanto, a partir de 2019, o Grupo Zenith produzirá uma plataforma web para levar esta iniciativa para todo o Brasil. Vocês de Souto Soares teriam interesse também de participar deste projeto?

LUCIANO MACENA: Sempre teremos interesse de participar desse e de outros projetos que venham somar conhecimentos científicos para nossa rede de ensino.

BRAZILIAN SPACE: Sr. Luciano, as escolas de Souto Soares participam das atividades anuais da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)?

LUCIANO MACENA: Algumas escolas se inscreveram na OBA.

BRAZILIAN SPACE: Sr. Luciano, em nossa opinião a sua iniciativa deveria servir de exemplo para todas as secretarias de educação das cidades da Chapada Diamantina. Diante disto, o senhor estaria disposto a realizar palestras sobre a sua experiência caso existam secretarias e escolas interessadas de sua região, e em caso positivo, o que essas instituições devem fazer para entrar em contato com o senhor?

LUCIANO MACENA: Falar desse momento magico do nosso município não será difícil, pois o destaque e a paixão dos nossos alunos desde a construção do projeto até o momento, já demonstra o quanto eles melhoraram na disciplina de ciências, evasão e em todos outros aspectos. Caso haja interesse pela nossa experiência é só entrar em contato pelo e-mail luciano.maceno@hotmail.com.

BRAZILIAN SPACE: Sr. Luciano, para finalizarmos, o senhor teria algo a mais a acrescentar para os nossos leitores?

LUCIANO MACENA: Precisamos pesquisar bastante, pois foi nessas pesquisas que encontramos a oportunidade de fazer nossa inscrição ao projeto e ser selecionado como a única escola da Bahia a representar o estado na cidade de São Paulo. Vamos abrir os olhos e agarrar as oportunidades de fazer valer e elevar o nome da nossa Chapada Diamantina para outros horizontes.

Comentários