IEAv Recebe Comitiva da 6ª Sub-Chefia do EMAER a Fim de Discutir Desafios Tecnológicos e Propor Novos Projetos
Olá leitor!
Segue abaixo uma nota publicada recentemente no site do
“Instituto de Estudos Avançados (IEAv)” destacando o instituto recebeu comitiva
da 6ª Sub-Chefia do EMAER a fim de discutir desafios tecnológicos e propor
novos projetos.
Duda Falcão
Instituto de Estudos Avançados Recebe Comitiva da 6ª Sub-Chefia
do EMAER a
Fim de Discutir Desafios Tecnológicos
e Propor Novos Projetos
IEAv
A capacidade de
antever o futuro é atributo fortemente requerido por toda instituição que semeia
para o porvir. Vislumbrar o cenário desejado, alocar metas convergentes,
modelar atitudes de perseverança e de disciplinamento intelectual são
requisitos que levam à obtenção de resultados consistentes, que permitem dotar
de realidade o futuro concebido.
É nesse intento
que o Instituto de Estudos Avançados (IEAv) formula os seus Roadmaps e o seu Plano
Estratégico, os quais aglutinam metas estruturantes, agregam valor aos
combatentes, geram elevada assimetria de Poder Aeroespacial e difundem poder e
capacidade, baseados em capacidades e competências, para o futuro, passando
sempre por realizações presentes. O desenho de futuro que perseguimos e
buscamos todos os dias guarda identidade com a celeridade de nossa própria
evolução e conquistas.
Foi buscando
realizações nesse contexto que o IEAv recebeu em abril a visita de uma comitiva
da 6ª Sub-Chefia do Estado-Maior da Aeronáutica, composta pelo Exmo Sr MB do Ar
Almeida, Cel Int R1 Modesti, Ten Cel Av Wagner e Maj Av Ricardo, a fim de
conhecer os projetos estratégicos desenvolvidos no Instituto e poder conferir,
“in loco” nos laboratórios, o
andamento e resultados das pesquisas.
Na ocasião, o Cel
Av Lester de Abreu Faria, Diretor do IEAv, fez uma apresentação inicial
mostrando os avanços de cada um dos projetos, os óbices, custos e possíveis
ganhos tecnológicos para a FAB e para o Brasil, visto que, na sua maioria, os
projetos têm aplicação dual.
Após a
apresentação, a comitiva foi encaminhada para os laboratórios a fim de ouvir
pessoalmente do Gerentes de Projetos e Pesquisadores a evolução de suas linhas
de pesquisas e possíveis aplicações em prol da Força Aérea e das empresas
brasileiras na área de CT&I.
Segundo o Cel Av
Lester de Abreu Faria, Diretor do Instituto, eventos como este mostram que o
IEAv está claramente alinhado e atendendo às expectativas expressas na Concepção
Estratégica da FAB, a qual ressalta a importância da Ciência e Tecnologia para
os objetivos da Nação, bem como a necessidade de que os recursos alocados para
esta área sejam adequadamente empregados em prol da independência tecnológica
de nossa Força e do Brasil.
Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)
Comentário: Bom leitor, espero realmente que o que foi
discutido entre o IEAv e esta “6ª Sub-Chefia do EMAER” seja colocado em prática
com eficiência, comprometimento e dinamismo. Vou ficar na torcida, mas
sinceramente, não acredito. Chamo a sua atenção leitor para a segunda foto que
acompanha esta matéria. Nela aparece pela primeira vez uma pequena maquete do
sistema do primeiro voo atmosférico do 14-X, além é claro de uma outra maquete
do próprio 14-X em escala maior, esta por demais conhecida. Segundo o que foi
divulgado pelo IAEv tempos atrás, este sistema de voo seria composto por um
foguete VSB-30, uma espécie de estagio acoplador e o próprio o veiculo 14-X,
coisa que pela foto se nota ser esta mesma configuração. Complementado leitor, foi
divulgado recentemente que a previsão desse voo atmosférico seria entre (se não
estiver equivocado) 2020 e 2021, porém o IEAV já fez tanta projeção furada
desse voo que, o melhor seria não gerar muitas expectativas. Entretanto é bom
ver que esse projeto pelo menos já passou das apresentações de Power Point para
uma pequena maquete, o que gostemos ou não é já um avanço, rsrsrsrsrs.
Engraçado mesmo é que nesses anúncios se vê um monte de gente uniformizada, engravatada e pompa daqui e acolá, mas esses projetos feitos pelo Brasil levam tanto tempo pra sair do papel que parece até que são feitos por uma pessoa apenas kkkk... Acho que quando um enjoa, repassa pra outro recomeçar tudo do zero novamente, com sorte alguém termina o 14-X antes da aposentadoria kkkk.
ResponderExcluirBrincadeiras a parte, o 14-X tem até estudo aerodinâmico em túnel de vento, vamos torcer pra que haja de fato algum teste em 2020, até lá já tará se passado uns bons 13 anos de desenvolvimento! Antes tarde do que nunca...
China e Russia já estão colocando seus mísseis hipersônicos em opreção.O sistema antemíssel S-500 russo será capaz,segundo eles, de bloquear armas hipersônicas.Espero que o nosso 14-X não se torne realidade depois de já obsoleto.De qualquer forma vai gerar conhecimento.
ResponderExcluir