Astrônomos Russos Identificam Novo Asteroide Que Poderia Colidir Com a Terra

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (03/11) no site do jornal “O Globo” destacando que Astrônomos Russos identificam um novo asteroide que poderia colidir com a Terra.

Duda Falcão

CIÊNCIA

Astrônomos Russos Identificam Novo
Asteroide Que Poderia Colidir Com a Terra

O '2014 UR116' tem 370 metros de tamanho e é 20
vezes maior que o que caiu na Sibéria no ano passado.

Por O GLOBO
03/11/2014 - 10:32
Atualizado 03/11/2014 - 16:01

Foto: AP
Novo asteroide é 20 vezes maior do que o Chelyabinsk,
que caiu na Sibéria no ano passado.

RIO - Mais um asteroide com possível rota de colisão com a Terra foi detectado por cientistas. Desta vez é o 2014 UR116, que foi descoberto por astrônomos russos, segundo informou o jornal 'Izvestia'. De acordo com a reportagem, o corpo celeste cairia sob o continente europeu, mas sem uma data ainda precisa.

O tamanho do asteróide é de 370 metros, isto é, é 20 vezes maior do que o de meteorito Chelyabinsk, que atingiu a região da Sibéria em fevereiro do ano passado. Por conta de sua dimensão, o 2014 UR116 será incluído na lista de “potencialmente perigosos”.

Até agora, é impossível determinar a data exata da possível colisão com a Terra, uma vez que o asteroide foi descoberto apenas recentemente. Além disso, as órbitas desses corpos celestes costumam mudar de curso muitas vezes. Os cientistas russos garantes, no entanto, que não haveria a Terra estaria livre de risco pelos próximos dois anos.

Este é o terceiro asteroide desse tipo descoberto pela rede russa de telescópios robóticos Máster, que opera desde 2010. Os outros dois asteróides, 2013 UG1 e 2013 SW24, têm tamanhos de 250 e 125 metros, respectivamente.


Fonte: Site do Jornal o Globo - http://oglobo.globo.com

Comentário: Pois é leitor, este é um assunto que deveria está sendo levado a sério por todas as nações do mundo (inclusive o Brasil) com ações efetivas para se montar logo um sistema de alerta e proteção contra essas pedras e objetos que vem do espaço. Entretanto a raça humana parece ter a tendência de só fechar a porta depois de arrombada sendo inclusive uma espécie com muita sorte de ter sobrevivido até agora se levarmos em conta os grandes perigos que cercam o nosso sistema solar e as áreas internas deste sistema. O ser humano precisa descer do pedestal e entender definitivamente que ele não tem nada de especial, e da mesma forma que surgiu (sabe-se lá como), pode deixar de existir num piscar de olhos sem que com isso faça qualquer diferença para o Universo que nos cerca.

Comentários