Universidade da NASA Fará Curso de Inovação em SP

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (08/10) no portal da Revista EXAME “www.portalexame.abril.com.br” destacando que universidade da NASA fará “Curso de Inovação” em São Paulo.

Duda Falcão

Universidade da NASA Fará Curso de Inovação em SP

Em seis dias, especialistas em Robótica, Nanotecnologia e Biologia
Sintética mostrarão as oportunidades de negócios e carreira até 2020

Talita Abrantes - EXAME.com
08/10/2010 - 09:50

Professores ligados a NASA mostram como os negócios
na área de robótica podem revolucionar seu perfil profissional

São Paulo - Em novembro, especialistas da Singularity University (S.U.), instituição ligada a Agência Espacial Americana (NASA), vêm ao Brasil para mostrar quais competências profissionais serão essenciais para a próxima década.

O curso, com duração de seis dias, tem a proposta de apresentar os principais projetos e modelos de negócios que devem chegar ao mercado até 2015.

"Estima-se que 80% do conteúdo ministrado pelas universidades está focado no passado. A SU faz o oposto e prepara os alunos para as principais tendências do futuro", afirma Nathalie Trutmann, diretora de inovação da FIAP, parceira da instituição americana no Brasil.

De acordo com ela, os especialistas da S.U. criaram o programa de estudos com base nos projetos atuais com maior potencial para revolucionar a indústria nos próximos anos.

Dessa forma, durante esse período, os alunos terão contato com os conceitos que baseiam as principais inovações tecnológicas nos campos de Inteligência Artificial e Robótica, Redes e Sistemas Computacionais, Biotecnologia e Bioinformática, Medicina e Neurociência, Nanotecnologia, Energia e Meio Ambiente.

Especialistas como Salim Ismail , ex-vice-presidente executivo e chefe do setor de inovação do Yahoo!, o astronauta Dan Barry, fundador da Denbar Robotics e Andrew Hessel, especialista em biologia sintética, ministrarão as aulas magnas.

Programa

O objetivo é desenvolver nos participantes as competências necessárias para um futuro de inovação e mudanças no universo da tecnologia e ciência.

Uma meta ambiciosa para apenas seis dias de palestras? Para a diretora da Fiap, a resposta é não. "O estudante não vai sair com a cabeça cheia de teorias", diz.

A idéia, segundo ela, é mostrar casos reais de empresas inovadoras e facilitar o contato dos participantes com essas companhias. "Vai caber aos alunos modificar os negócios atuais ou fazer novos contatos".

Essa é a primeira vez que a instituição americana ministra um curso de curta-duração fora do seu campus, localizado na NASA Ames, na Califórnia. Com foco em inovação, a universidade possui parceria com as principais empresas do Vale do Silício, como o Google.

O curso Executive Program FIAP-Singularity University deve acontecer entre os dias 8 e 13 de novembro, na sede da FIAP, em São Paulo.

Até 30 de outubro, o curso terá custo de 6 mil reais. Em novembro, o programa custará 8 mil reais. Alunos e ex-alunos da FIAP têm 50% de desconto. As inscrições podem ser feitas pelo site do Executive Program.

Confira o vídeo de apresentação do curso feito pelo cofundador da Singularity University, Peter Diamandis:




Comentário: Pois é leitor, certamente a NASA veio ao Brasil oferecer esse curso em agradecimento ao grande avanço do futebol no mundo proporcionado pelo futebol brasileiro ou então pelo encanto gerado pela beleza da mulher brasileira. Está errada a FIAP em oferecer uma melhor formação para seus alunos? Estão errados os alunos em buscarem uma melhor formação visualizando no futuro melhores perspectivas para suas carreiras? É óbvio que não, errado está esse governo de m... que permite que instituições como a NASA venham ao país recrutar nossos melhores cérebros a custos baixíssimos, prejudicando sensivelmente o setor de ciência e tecnologia do país. A falta de visão e de interesse desses pseudos gestores de m..., em dar um basta nessa sangria é revoltante e inaceitável. O Brasil perde a cada ano grandes profissionais que preferem sair do país para trabalhar em instituições estrangeiras atraídos e motivados que são por eventos como esse, visando assim obter salários melhores e perspectivas de crescimento em suas carreiras. Não é por acaso que instituições como a NASA percebendo essa boa oportunidade vêm estabelecendo essas parcerias com as universidades brasileiras, cheias de profissionais qualificados e prontos para darem sua contribuição em prol da sociedade americana a um custo quase que zero. É por essa e outras que estamos longe de ser uma nação de verdade, um enorme e rico pedaço de terra localizado no hemisfério sul do planeta, ocupado por 200 milhões de habitantes, governado por um bando de incompetentes e corruptos, endossados pela incapacidade (ou talvez falta de interesse) de sua sociedade em dar um basta nessa situação, e pasmem, capaz de eleger um jegue como deputado federal como ocorrido (antes que a Sociedade Protetora dos Animais me processe, o pobre animal, o Sr. Jegue, não tem culpa de ser mais popular do que os seus concorrentes humanos), se não me engano a uns 8 anos no estado do Pará. É triste, é trágico, mas é a realidade brasileira.

Comentários