Presidente do SindCT Entrega Carta ao Presidente LULA

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (29/10) no jornal informativo “Rapidinha” do Sindicato do Sindicato dos Servidores Públicos Federais na Área de C&T (SindCT) destacando que o presidente desta instituição, Fernando Morais Santos,  entregou carta ao presidente LULA solicitando a contratações de novos servidores para as instituições do DCTA e INPE.

Duda Falcão

Falta de Pessoal

SindCT Entrega Documentos ao Presidente Lula

Informativo Rapidinha
29/10/2010

No dia 18 de outubro, durante a inauguração das ampliações da REVAP em São José dos Campos, o presidente do SindCT, Fernando Morais, entregou ao Presidente Luís Inácio Lula da Silva, documento onde expõe a necessidade contratação de pessoal para o CTA e INPE, cujos quadros de funcionários estão deficitários, prejudicando sensivelmente as atividades e comprometendo programas e projetos.

Com a abordagem e a fala do presidente do SindCT, Lula leu o texto e disse que “iria ver” (o caso). Observamos que ele guardou o documento quando entrou no carro presidencial. Veja abaixo a íntegra do documento.

Nossa Avaliação

A entrega do documento e a fala do presidente do SindCT não garantem que vão ocorrer contratações, porém, para que se possa ter alguma chance, os Ministérios da C&T e da Defesa precisam, nas figuras de seus ministros Sérgio Rezende e Nelson Jobim, chegar ao Presidente da República e encaminhar ou reforçar as reivindicações de pessoal para as duas instituições CTA e INPE. O momento é agora!

São José dos Campos, 18 de outubro de 2010

Excelentíssimo
Sr. Luís Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil

Assunto: Concursos públicos para DCTA e INPE

Por este documento, de forma sucinta, procuraremos expor a Vossa Excelência a dramática situação a qual estão submetidos o DCTA e o INPE.

Os dois órgãos formam o setor espacial do estado brasileiro, nos Ministérios da Defesa e da Ciência e Tecnologia, e são responsáveis pela implementação do nosso programa espacial nas atividades de clima, análise de dados espaciais, segurança em vôo, desenvolvimento de novas tecnologias para o setor e muitas outras missões solicitadas pelo estado.

Com respeito ao quadro de pessoal, as duas instituições de C&T não têm recebido a atenção que merecem por parte do MPOG, diferentemente de absolutamente todas as demais instituições de C&T e das universidades do governo federal, que têm tido o tratamento correto, com os concursos e as contratações que se fazem necessárias para as vagas existentes.

O quadro de pessoal destas duas instituições hoje é 38% menor do que em 1990. A média de idade é maior que 52 anos e, até 2015, perderemos mais 30% do pessoal atual devido às aposentadorias. Leva-se 5 anos, ou mais, para se preparar um especialista e habilitá-lo para desempenhar suas atribuições.

Cabe informar que para executar as missões que hoje o Brasil necessita, e temos obrigação de corresponder, precisamos de que sejam autorizadas urgentemente mais de 1000 novas contratações por concurso público, isso sem considerar a implementação, num futuro próximo, de novos e importantes programas de interesse da defesa e da soberania Nacional.

Solicitamos, dessa forma, a intervenção de Vossa Excelência para a implementação destes concursos, visando à sobrevivência do conhecimento e da tecnologia do setor espacial brasileiro, para preservar a soberania neste segmento estratégico.

Respeitosamente,

Fernando Morais Santos
Presidente do SindCT


Fonte: Jornal Informativo “Rapidinha” do SindCT - pág. 02 - 29/10/2010

Comentário: É dramático o apelo do presidente do SindCT sobre esse assunto como o leitor mesmo pode notar na carta entregue ao presidente LULA. Ora leitor, o LULA conhece esse problema desde o acidente com o VLS-1 em 2003 ou mesmo até antes disso. Teve oito anos para pelo menos tentar amenizar esse problema e não se mexeu, gerando esse quadro dramático que eu mesmo pude constatar recentemente durante a minha rápida visita ao IAE. Não acredito que agora faltando dois meses de governo que ele venha fazer algo. O presidente do SindCT, o senhor Fernando Morais Santos, está corretíssimo em sua avaliação quando diz que os ministros Sérgio Rezende e Nelson Jobim, precisam se mexer e chegar junto do LULA reforçando essas reivindicações de pessoal para as instituições do DCTA e INPE. Ações de incentivo como essa foram feitas com grande êxito pela Marinha, resultando numa cara nova para o Programa Nuclear e para o PROANTAR e pode (já deveria ter sido feito) perfeitamente ser feito para o PEB. Chega de má vontade e conversa fiada com o "Programa Espacial Brasileiro", precisamos é de ação.

Comentários