ACE e a Mars Society Estudam Parceria, Acorda Brasil

Olá leitor!

Em qualquer atividade humana quando oportunidades surgem às mesmas devem ser aproveitadas da melhor forma possível. No entanto, para que esse aproveitamento ocorra com o dinamismo exigido em um setor como o aeroespacial, gestores de visão, de poucas palavras (nada de blá-blá-blá desnecessário e infrutífero) e de muita ação, são essenciais para o cumprimento das metas e prazos estabelecidos pelo plano de ação.

Infelizmente como sabemos isso não ocorre na gestão do Programa Espacial Brasileiro. Entretanto, a margem do barco sem rumo chamado PEB, a vida continua, e as oportunidades continuam surgindo, mesmo entre os nossos vizinhos da America do Sul.

Como exemplo, cito a proposta feita pelo presidente da MARS SOCIETY, Dr. Robert Zubrin, a Agência Chilena do Espaço (ACE) para a instalação conjunta de uma estação experimental dessa conceituada sociedade no deserto de Atacama. Esse projeto foi proposto pelo Dr. Zubrin durante a sua visita ao Chile no final de setembro e inicio de outubro a convite da Academia Politécnica Aeronáutica de Chile e pelo o que pude apurar encontra-se em discussão.

Logo da MARS SOCIETY

Para o leitor que não conhece a MARS SOCIETY é uma sociedade de pesquisadores de varias partes do mundo que em parceria com a NASA e outras instituições, realiza pesquisas científicas e desenvolve tecnologias em diversas áreas para serem usadas futuramente na colonização do planeta Marte.

Para tanto, essa organização conta com duas instalações, uma no deserto de UTAH (estado americano) e outra nas estepes árticas da Ilha Devon, no Canadá e agora pretende junto com a ACE construir uma terceira no deserto de Atacama.

Com isso a agencia espacial chilena sabiamente abre grandes oportunidades para os pesquisadores chilenos em diversas áreas do setor e entre elas a robótica espacial.

Pois é leitor, cadê a AEB? Ta dormindo de touca? O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) está atualmente envolvido em diversos projetos astronômicos com os chilenos, fruto do excelente relacionamento entre a classe astronômica dos dois países. O MCT/AEB poderia perfeitamente nesse momento aproveitar o bom relacionamento e propor a ACE/MARS SOCIETY a participação brasileira nesse projeto e assim criar uma grande oportunidade para "Comunidade Científica Brasileira".

Poderia, não resta dúvida que sim. Seria aceita a proposta? Não sabemos, mas minha querida avó paterna na sua sabedoria e simplicidade interiorana costumava-me dizer: Meu neto, quem não arrisca, não petisca, sábia Dona Maria Falcão, que Deus a tenha.

Trago aqui esta noite a informação desse acordo em curso entre os chilenos e a MARS SOCIETY na esperança que os pseudos gestores do PEB se mexam junto ao MCT solicitando ao mesmo que faça uma proposta oficial a essas duas instituições o mais breve possível. Afinal, as oportunidades existem e está ai uma delas, só não enxerga quem é cego e só que não aproveita quem não tem juízo.

Duda Falcão

Uma das Estações de Pesquisa da MARS SOCIETY

Senador Carlos Cantero, Robert Zubrin (Presidente MARS SOCIETY),
Carmen G. Jimenez (Universidade de Antofagasta), durante a visita ao Chile

Comentários