A Rocket Lab Inaugurou o Seu 'Complexo de Lançamento 3' Para Preparar Operações Com o Foguete Neutron

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Credito: Space Daily
Ilustrativo.

No dia de ontem (01/09), o portal Space Daily noticiou que a Rocket Lab Corporation (Nasdaq: RKLB) inaugurou oficialmente o seu Complexo de Lançamento 3, um local dedicado para testes, lançamentos e pousos do seu Foguete Reutilizável Neutron. A nova instalação, localizada no Porto Espacial Regional do Atlântico Médio, na Ilha Wallops, representa a maior capacidade de lançamento orbital da história do espaçoporto.
 
De acordo com a nota do portal, o Neutron foi projetado para levar 13.000 kg (33.000 libras) à órbita, apoiando constelações de satélites comerciais, missões de segurança nacional, exploração planetária e, futuramente, voos espaciais tripulados. A Rocket Lab destacou que o novo complexo oferecerá aos Estados Unidos uma opção de lançamento de média capacidade, confiável e com resposta rápida, a partir do solo nacional.
 
"O Complexo de Lançamento 3 é nosso compromisso com o acesso garantido ao espaço e com a diversidade de locais de lançamento que os Estados Unidos precisam para suas missões mais importantes", disse Sir Peter Beck, fundador e CEO da Rocket Lab. "Nosso foguete Neutron, com sua capacidade de acesso responsivo ao espaço como um veículo de lançamento reutilizável de alta cadência, amplia as capacidades aeroespaciais da Virgínia para permitir que os Estados Unidos alcancem de forma rápida e confiável a Estação Espacial Internacional e a órbita terrestre baixa, além de explorar além da Terra, rumo à Lua e a Marte."
 
A construção começou no final de 2023 e foi concluída em menos de dois anos, envolvendo mais de 60 empreiteiras, muitas delas com sede na Virgínia. O local inclui uma plataforma de lançamento de nove metros pesando mais de 700 toneladas, sistemas de suporte hidráulico, cofres subterrâneos para equipamentos de controle, grandes depósitos de propelente e uma torre de água com capacidade superior a 200.000 galões.
 
Shaun D'Mello, Vice-Presidente da Rocket Lab - Neutron, afirmou que a conquista reflete “um monumento ao design sofisticado, às operações otimizadas e à vantagem competitiva da velocidade e eficiência da Rocket Lab”, destacando o trabalho de mais de 60 funcionários e o forte apoio de parceiros estaduais e federais.
 
O Complexo de Lançamento 3 se junta ao Complexo de Lançamento 2 da Rocket Lab, que abriga o foguete Electron. Juntas, as duas instalações expandem as capacidades de lançamento da Virgínia e reforçam a liderança dos EUA no espaço, ao mesmo tempo em que apoiam o crescimento futuro do setor aeroespacial nacional.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários