A Empresa Space Pioneer de Pequim Estabelece Novo Recorde de Empuxo em Teste de Motor de Foguete

Caros amantes das Atividades Espaciais!
 
Credito: Space Daily
Ilustrativo.

No dia de hoje (17/09), o portal Space Daily noticiou que a Space Pioneer, uma empresa privada de lançamentos espaciais com sede em Pequim, completou um importante teste de ignição do foguete transportador TL 3, estabelecendo um recorde nacional de empuxo produzido por qualquer veículo de lançamento desenvolvido por uma empresa privada chinesa.
 
De acordo com a nota do portal, o teste ocorreu na segunda-feira, em uma plataforma offshore em Haiyang, província de Shandong. Nove motores TH-12, movidos a oxigênio líquido e querosene, foram acionados por 30 segundos, gerando cerca de 840 toneladas métricas de empuxo. O teste confirmou o projeto do primeiro estágio do TL 3 e a integração de seus subsistemas, além de marcar o primeiro teste de ignição de motores realizado no mar pela China.
 
O recorde anterior, de 769 toneladas, havia sido estabelecido em junho pelos motores TQ-12A da LandSpace, no Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, na Mongólia Interior.
 
O TL 3 tem 72 metros de altura, 3,8 metros de diâmetro e pesa quase 600 toneladas na decolagem. Com 840 toneladas de empuxo, ele pode transportar 17 toneladas para uma órbita sincronizada com o Sol a 500 quilômetros ou 22 toneladas para a órbita terrestre baixa. Engenheiros afirmaram que ele possui capacidade equivalente à do Falcon 9 da SpaceX e pode transportar até 36 satélites por lançamento.
 
"A pesquisa e desenvolvimento do TL 3 começaram em março de 2023. Este teste verificou o estado real de voo do foguete e comprovou sua confiabilidade operacional. Seu sucesso significa que passamos no principal teste técnico antes do lançamento", disse Kang Yonglai, fundador e presidente da Space Pioneer.
 
Kang acrescentou que o TL 3 é adequado para implantar satélites em órbitas médias e altas, além de transportar cargas pesadas para a estação espacial chinesa Tiangong. O voo inaugural está previsto para ocorrer ainda este ano, a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan.
 
A Space Pioneer também construiu uma instalação em Zhangjiagang, na província de Jiangsu, com capacidade para fabricar 30 foguetes TL 3 por ano.
 
A empresa tem avançado rapidamente na indústria aeroespacial privada da China. Em abril de 2023, tornou-se a primeira empresa privada chinesa a alcançar a órbita com um foguete movido a combustível líquido, quando o TL 2 foi lançado com sucesso de Jiuquan. Essa missão foi a primeira, no mundo, em que um foguete de propelente líquido desenvolvido por uma empresa privada obteve sucesso em sua tentativa orbital de estreia — um marco que nem a SpaceX, nem a Virgin Orbit, nem a LandSpace conseguiram alcançar em seus primeiros voos.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários