NASA Anunciou a Tripulação da CHAPEA, Segunda Missão Simulada ao Planeta Marte Com Duração de Um Ano
Caros leitores e leitoras do BS!
Credito: Space Daily
No dia de ontem (07/09), o portal Space Daily noticiou que quatro voluntários de pesquisa participarão em breve da simulação de um ano de uma missão a Marte da NASA, dentro de um habitat no Centro Espacial Johnson da agência, em Houston. Essa missão fornecerá à NASA dados fundamentais para orientar a exploração humana da Lua, de Marte e além.
De acordo com a nota do portal, Ross Elder, Ellen Ellis, Matthew Montgomery e James Spicer entrarão no habitat Mars Dune Alpha, com 158 metros quadrados, no domingo, 19 de outubro, para iniciar a missão. A equipe viverá e trabalhará como astronautas por 378 dias, encerrando a missão em 31 de outubro de 2026. Emily Phillips e Laura Marie atuam como membros suplentes da tripulação.
Tripulação da Missão:
![]() |
| Ross Elder - Comandante da Missão. |
![]() |
| Ellen Ellis - Oficial Médica. |
![]() |
| Matthew Montgomery, Oficial Científico. |
![]() |
| James Spicer, Engenheiro de Voo. |
Tripulação Alternativa:
Por meio de uma série de missões baseadas na Terra chamadas CHAPEA (sigla em inglês para Análogo de Exploração da Saúde e Desempenho da Tripulação), realizadas no habitat impresso em 3D, a NASA pretende avaliar certos fatores de saúde e desempenho humano antes de futuras missões a Marte. A tripulação enfrentará limitações realistas de recursos, falhas de equipamentos, atrasos na comunicação, isolamento e confinamento, além de outros estressores, juntamente com atividades extraveiculares simuladas em ritmo acelerado. Esses cenários permitem à NASA fazer escolhas informadas entre riscos e intervenções em missões de exploração de longa duração.
“À medida que a NASA se prepara para as missões tripuladas Artemis, a CHAPEA e outros análogos em solo estão ajudando a determinar quais capacidades podem melhor apoiar futuras tripulações a superar os desafios de saúde e desempenho humano de viver e operar além dos recursos da Terra — tudo isso antes de enviarmos humanos para Marte,” disse Sara Whiting, cientista do projeto no Programa de Pesquisa Humana da NASA no Johnson.
Os membros da tripulação realizarão pesquisas científicas e tarefas operacionais, incluindo caminhadas simuladas em Marte, cultivo de uma horta, operações com robôs e mais. Tecnologias desenvolvidas especificamente para Marte e exploração do espaço profundo também serão testadas, incluindo um dispensador de água potável e equipamentos médicos de diagnóstico.
“A simulação nos permitirá coletar dados sobre desempenho cognitivo e físico para obter mais insights sobre os possíveis impactos das restrições de recursos e de missões de longa duração a Marte na saúde e desempenho da tripulação,” disse Grace Douglas, investigadora principal da CHAPEA. “Em última análise, essas informações ajudarão a NASA a tomar decisões informadas para planejar e executar com sucesso uma missão humana a Marte.”
Essa missão, facilitada pelo Programa de Pesquisa Humana da NASA, é a segunda simulação de um ano da superfície de Marte realizada por meio da CHAPEA. A primeira missão foi concluída em 6 de julho de 2024.
O Programa de Pesquisa Humana busca métodos e tecnologias para apoiar viagens espaciais humanas seguras e produtivas. Por meio de pesquisas aplicadas conduzidas em laboratórios, simulações e a bordo da Estação Espacial Internacional, o programa investiga os efeitos do voo espacial sobre o corpo e o comportamento humanos, para manter os astronautas saudáveis e preparados para as missões.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!







Comentários
Postar um comentário