NASA alcança a marca de 6.000 exoplanetas confirmados

Olá, Entusiasta!


Com base na notícia publicada no dia 17/09 pelo JPL (Jet Propulsion Laboratory) em seu site oficial (veja aqui), a NASA alcançou um marco histórico na astronomia: a contagem de planetas confirmados fora do nosso Sistema Solar, os chamados exoplanetas, superou a marca de 6.000. Essa conquista impressionante ressalta o ritmo acelerado de descobertas e a evolução tecnológica que tem permitido aos cientistas expandir nosso conhecimento sobre outros mundos em um ritmo sem precedentes.

Cientistas descobriram milhares de exoplanetas (planetas fora do nosso sistema solar) por toda a galáxia. A maioria pode ser estudada apenas indiretamente, mas os cientistas sabem que eles variam muito, como retratado nesta concepção artística, de mundos pequenos e rochosos e gigantes gasosos a planetas ricos em água e aqueles tão quentes quanto estrelas. Crédito: NASA's Goddard Space Flight Center.


O total de planetas confirmados fora do nosso Sistema Solar, também conhecidos como exoplanetas, atingiu a marca histórica de 6.000, de acordo com a NASA. A contagem, que é atualizada e monitorada pelo Instituto de Ciências Exoplanetárias da NASA (NExScI), destaca a rápida evolução da exploração espacial nas últimas três décadas.

Veja o fantático vídeo da Nasa sobre os 6.000 exoplanetas:


Em um comunicado, Shawn Domagal-Goldman, diretor interino da Divisão de Astrofísica da sede da NASA, afirmou que a conquista "representa décadas de exploração cósmica impulsionada por telescópios espaciais da NASA." A marca é alcançada 30 anos após a descoberta do primeiro exoplaneta em torno de uma estrela semelhante ao Sol, em 1995.

É importante ressaltar que a contagem é um esforço contínuo da comunidade científica global e, por isso, nenhum planeta específico foi designado como o 6.000º. Além disso, a NASA monitora mais de 8.000 exoplanetas candidatos que aguardam confirmação.

O marco de 6.000 exoplanetas confirmados demonstra o progresso extraordinário na busca por outros mundos e na compreensão do nosso lugar no cosmos.


Brazilian Space

Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários