INPE Realiza Workshop do Projeto TerraClass em Belém

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (11/04) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que o instituto irá realizar workshop do Projeto TerraClass em Belém.

Duda Falcão

INPE Realiza Workshop do
Projeto TerraClass em Belém

Segunda-feira, 11 de Abril de 2016

Nos dias 12 e 13 de abril, o Centro Regional da Amazônia (CRA) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em Belém (PA), sediará o I Workshop Técnico TerraClass Amazônia. O evento faz parte das atividades previstas no âmbito do projeto INPE/BNDES, com recursos do Fundo Amazônia e apoio da Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologias Espaciais (FUNCATE).

O objetivo principal do workshop é reunir as equipes técnicas para discutir metodologias para mapeamento de classes, melhorias e avanços tecnológicos do projeto.

O CRA/INPE desenvolve métodos e tecnologias de monitoramento de florestas tropicais e biomas, bem como promove treinamentos para técnicos nacionais e internacionais através do projeto Capacitree.

O projeto TerraClass desempenha importante papel no levantamento de informações sobre as áreas já desmatadas da Amazônia Legal Brasileira. Ele qualifica o desflorestamento das áreas desflorestadas mapeadas pelo projeto PRODES (Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite), do INPE.

O TerraClass é realizado em parceria pelo INPE, Embrapa Amazônia Oriental e Embrapa Informática Agropecuária, localizadas em Belém e em Campinas (SP), respectivamente.

A programação do I Workshop Técnico TerraClass Amazônia dispõe de palestras que abordarão o histórico do projeto, padrões de uso da terra na Amazônia e as metodologias utilizadas no seu decorrer, além de duas oficinas com temas de interesse das equipes de trabalho. A pesquisadora Alessandra Rodrigues Gomes, chefe do CRA/INPE, fará a abertura do evento, que contará ainda com palestrantes da Embrapa, tanto de Belém quanto de São Paulo.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários