CLA Realiza Curso de Preparação Para Operações de Lançamentos

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada hoje (12/04) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizará até o dia (15/04) um “Curso de Preparação para Operações de Lançamentos”.

Duda Falcão

CAPACITAÇÃO

Organização da FAB realiza Curso de
Preparação para Operações de Lançamentos

Capacitação é realizada em dois módulos em Alcântara, no Maranhão

Por Ten João Elias
Agência Força Aérea
Publicado: 12/04/2016 - 08:04h


O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realiza até sexta-feira (15/04) a primeira edição do Curso de Preparação para Operações de Lançamento (CPOL) deste ano. O objetivo é preparar novos operadores e colaboradores para atuarem nas atividades afetas a sua atividade-fim: preparar, lançar e rastrear engenhos espaciais e suas cargas úteis. Participam do treinamento 42 militares e servidores civis, pertencentes aos diferentes setores do CLA que atuam nas operações de lançamento, realizadas em Alcântara (MA).

O CPOL está dividido em dois módulos, sendo que neste primeiro momento, os participantes receberão instruções teóricas nas atividades de planejamento operacional, operações de lançamento, preparação e lançamento, segurança de superfície, segurança do trabalho, localização e radares, trajetografia e sincronização, telemedidas, operação da estação terrena do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em Alcântara, meteorologia, patrimônio, metrologia e gestão da qualidade.

Ao término da capacitação, os participantes realizarão visitas a todas as estações operacionais do CLA e serão submetidos a testes de avaliação. Aqueles que forem aprovados receberão a certificação de “colaborador qualificado” e estarão aptos a participarem do segundo módulo do CPOL, com conteúdo prático e específico relacionados às diferentes atividades operacionais executadas em operações de lançamento, recebendo a certificação de “operador da estação”, seja da estação Radar Atlas, da Radar Adour, de Telemedidas, de Meteorologia etc.


“O CPOL vem ao encontro da estratégia da Direção do CLA de implementar com efetividade a gestão e transmissão do conhecimento aos novos colaboradores, tendo em vista, a iminência de aposentadoria de parte de nossos servidores civis e a rotatividade dos militares que trabalham no Centro. Por outro lado, é a oportunidade de inserirmos os participantes do curso no ambiente operacional de um centro de lançamento com aulas temáticas. Assim, esperamos dotá-los de conhecimentos teóricos e práticos visando com que exerçam com segurança e desenvoltura as atividades afetas ao lançamento de engenhos aeroespaciais a partir do CLA”, explica o Diretor do CLA, Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira.

História - O CPOL é regulado pela Tabela de Cursos da Aeronáutica (TCA) 37-15 de 2015 “Cursos e Estágios do DCTA para o ano de 2016”. Neste primeiro módulo, possui uma carga horária total de 40 horas-aula. A previsão é que o segundo módulo com atividades práticas e específicas nas estações operacionais tenha início em nove de maio. O curso foi realizado pela primeira vez no CLA no ano 2015 de maneira experimental e agora ganha caráter formal a partir da publicação na TCA 37-15.


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentários

  1. Ao final do treinamento todos estarão aptos a participar do lançamento....

    ... de fogos de artifício!

    Piada isso, só pode.

    ResponderExcluir

Postar um comentário