Novo Diretor do DCTA Visita Também o CLBI

Olá leitor!

Segue abaixo um artigo publicado dia (13/04) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), destacando que o novo Diretor-Geral do DCTA também visitou recentemente o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) em Parnamirim-RN.

Duda Falcão

Novo Diretor do DCTA visita o CLBI

Publicado: 13 Abril 2016
Última atualização em 13 Abril 2016


Nos dias 07 e 08 de abril de 2016, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) recebeu a primeira visita institucional do novo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Egito do Amaral.

No primeiro dia de visita, foi realizada uma apresentação institucional pelo Diretor do CLBI, Coronel Aviador Paulo Junzo Hirasawa, para o Diretor-Geral do DCTA. A apresentação foi acompanhada pelo Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Natal, Brigadeiro do Ar Pedro Luis Farcic. Nessa apresentação, foram abordados os dados relevantes sobre o histórico do Centro ao longo dos 50 anos de operacionalidade e, apresentado, também, o potencial técnico e operacional dos meios e recursos humanos do CLBI, além do cronograma operacional e administrativo de planejamento e execução.


Seguindo a programação, no dia 08, foi realizado o voo patrimonial com aeronave H-50 do 1°/11° GAV sobre a área do CLBI com o Diretor-Geral a bordo, quando foi possível mostrar os limites da área sob jurisdição do Centro. E por terra, foi realizada a visitação aos diversos Setores. No Setor de Preparação e Lançamento conheceu os três lançadores com suas particularidades bem como a Casamata com a sua função e equipamentos. Numa passagem rápida pela sede da Divisão de Operações, conheceu as instalações novas e seu mobiliário moderno. E ao passar pelo modesto Centro de Controle, verificou a adequabilidade em razão das campanhas operacionais a que o CLBI vem sendo encarregado. Já no Setor Oeste, cruzando a rodovia RN-063, conheceu, por meio das informações prestadas pelos engenheiros e técnicos do Setor, a importância da Estação de Telemedidas e dos Radares Adour e Bearn para um lançamento de veículos espaciais com a segurança e confiabilidade requeridas.

Visitou, ainda, naquele setor, as instalações do Projeto TAMAR, familiarizando-se com o ciclo de vida desses animais marinhos bem como o trabalho do Projeto na preservação dessa espécie em risco de extinção. Finalizando as atividades do dia, o Diretor-Geral conheceu o Projeto CVT Espacial, que conta com a parceria da Agência Espacial Brasileira (AEB) por meio da idealização de suas atividades bem como apoio financeiro. Tomou conhecimento do croqui das instalações, atividades previstas e os seus diversos espaços, inclusive o Marte-Lua, que tentará reproduzir o ambiente do Planeta Vermelho.


O CVT Espacial tem a finalidade de estimular e fomentar a formação e a capacitação de especialistas necessários para composição de recursos humanos no setor espacial brasileiro, conforme estabelece, dentre as ações prioritárias, o Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE 2012 – 2021), além de estabelecer a formação de novas competências como garantia para sustentabilidade e êxito do Programa Espacial nos próximos anos.

Ao final da visita, o Tenente-Brigadeiro Egito destacou o comprometimento dos servidores do Centro com a missão e enalteceu todo histórico ao longo dos cinquenta anos a serviço do Programa Espacial Brasileiro: “Constatei a fabulosa história desta Organização, bem como o profissionalismo e a dedicação dos homens e mulheres que elevam mais alto o nome do Brasil e da Força Aérea, sendo marcante a contribuição do CLBI para o Programa Espacial Brasileiro”.


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentários