Grupo de Foguetes Carl Sagan da UFPR Qualifica o Seu Primeiro Motor-Foguete da Classe A
Olá leitor!
Enquanto as equipes do EPUSP, IME e ITA se preparam para representarem o Brasil na 11ᵊ Edição do “Intercollegiate
Rocket Engineering Competition (IREC 2016)”, nos EUA, o “Grupo de Foguetes Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), segue com as suas atividades
de desenvolvimento na área de Espaçomodelismo.
Recentemente em 16 de março passado.
o grupo realizou 5 testes estáticos
para qualificar um motor-foguete
próprio da Classe A. Veja abaixo na íntegra a nota postada dia 20/06 no
Blog do grupo.
Duda Falcão
GFCS/UFPR Qualifica Seu
Primeiro Motor da Classe A
No dia 19 Fev 2016 o Grupo de Foguetes Carl Sagan
(GFCS) da UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizou 5 testes
estáticos para qualificar um motor-foguete próprio para a classe A,
ou seja, com impulso total entre 1,26 e 2,50 N.s.
Principais características dos motores:
* Tubo-motor de acrílico transparente.
* Tampa do motor com uma camada de durepóxi e outra de
resina epóxi.
* Tubeira feita de alumínio com diâmetro nominal na
garganta de 2,25 mm.
* A tubeira é presa ao tubo de acrílico com uma camada de
durepóxi e outra de resina epóxi.
* O propelente é o KNSu, mistura de 65% de fertilizante
Krista-K e 35% de açúcar refinado, com massa média de 3,24 g.
* Diâmetro externo médio do motor = 15,16 mm
* Comprimento total médio do motor = 39,95 mm
* Massa total média do motor = 9,15 g
Dos cinco motores testados, dois romperam o tubo de
acrílico durante a queima do propelente. Portanto, há necessidade de aperfeiçoar
a resistência do motor.
Os principais resultados médios dos três motores que
funcionaram adequadamente são:
* Impulso total = 2,37 N.s
* Empuxo médio = 2,90 N
* Tempo de queima = 0,82 s
* Impulso específico = 74,5 s
* Classificação do motor: A3-0
Vídeo do teste estático do motor TA-270.
Lote de doze motores TA da classe A vendo-se a tubeira
de
alumínio e o propelente branco.
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O motor TA-278 durante o seu teste estático vendo-se a
chama da queima do seu propelente tanto fora do motor
quanto dentro através do
tubo de acrílico transparente.
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Curva de empuxo do motor TA-270.
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Participantes dos testes estáticos dos motores no
Centro
Politécnico da UFPR em Curitiba (PR)
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Fonte: Blog Foguete UFPR - http://fogueteufpr.blogspot.com.br/
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