Excelência Consolidada no CLBI

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (25/04) no site do “Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)” destacando que o CLBI foi recertificado pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) à luz da Norma ISO 9001:2008.

Duda Falcão

Notícias

Excelência Consolidada no CLBI

Organização é recertificada na Gestão da Qualidade

Publicado: 25/04/2016 - 10h15
Última modificação: 25/04/2016 - 10h55

Consolidando o compromisso com a excelência na execução da missão institucional, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) foi recertificado pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) à luz da Norma ISO 9001:2008. A extensão da certificação (recertificação), até setembro de 2018, (re)apresenta a garantia de que os requisitos normatizados e padronizados na Norma, adotada mundialmente, estão sendo cumpridos em todas as fases do processo do sistema de gestão e qualidade.

Considerado como objetivo estratégico o compromisso da melhoria dos processos no CLBI, a Norma foi implementada e em setembro de 2010 ocorreu a primeira certificação, sendo esta já a terceira recertificação (as anteriores em 2013 e 2015), denotando o esforço do Centro em cumprir os preceitos da Norma, e assim, permanecer como OM que segue cumprindo as indicadas boas práticas de gestão.

Vencido o desafio inicial de certificar segmentos ligados somente à atividade-fim do CLBI, aos poucos foi dimensionado para que o escopo de abrangência fosse estendido para todos os setores da Organização, atingindo atualmente, todos os processos operacionais e administrativos.

Embora uma instituição pública, há igual entendimento quanto ao conceito de cliente, seja interno ou externo, possibilitando uma maior relação de confiança entre a Organização e seus clientes, permitindo uma comunicação eficiente, um feedback claro aos clientes bem como uma melhoria contínua do desempenho global.

O CLBI ainda tem outras três importantes certificações pela atuação na forma de Gestão Integrada, obtidas por meio de auditorias realizada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR) com base nas normas ISO 9001:2008 (Gestão de Qualidade), ISO 14001:2004 (Gestão Ambiental) e OHSAS 18001:2007 (Segurança e Saúde Ocupacional), credenciando-o como referência no tema, tendo sido a primeira Organização Militar das Forças Armadas a implantar e operacionalizar a gestão integrada de qualidade, meio ambiente e segurança e saúde ocupacional.

A (re)certificação reforça a ideia do mapeamento de processos e a devida padronização deles, o que garante melhores resultados que atestam a atual excelência do Centro. E essa excelência foi reconhecida recentemente, em 2015, por meio do recebimento de oito prêmios de repercussão nacional e internacional.

IFI - O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial atua na área da qualidade aeroespacial com recursos humanos extremamente capacitados, tendo incorporado uma larga experiência adquirida ao longo de mais de quarenta anos de atuação no setor aeroespacial. Por ser uma instituição pública, entende a importância da imparcialidade na realização de suas atividades de certificação de sistemas de gestão, e portanto identifica, analisa e gerencia os conflitos de interesse assegurando assim a objetividade dessas atividades. O Instituto não realiza consultoria em sistemas de gestão da qualidade, sendo os cursos ministrados pelo Instituto totalmente abertos ao público, não comprometendo a confidencialidade e imparcialidade das atividades como Organismo Acreditado de Certificação. O IFI é acreditado como Organismo de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), órgão reconhecido internacionalmente pelo Fórum Internacional de Acreditação - IAF.


Fonte: Site do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)

Comentários