Satélites Italianos Vão Monitorar Desmatamento na Amazônia

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada ontem (15/04) no site “Defesanet.com” destacando que Satélites Italianos vão monitorar desmatamento na Amazônia.

Duda Falcão

COBERTURA ESPECIAL - TOA - INTELIGÊNCIA

Satélites Italianos Vão Monitorar
Desmatamento na Amazônia

Floresta vai ter área de um milhão de quilômetros quadrados
monitorada e, em particular, o desmatamento no Brasil

15 de Abril, 2016 - 10:10 ( Brasília )

Antonio Cruz / Agência Brasil
Com os satélites, será possível captar as imagens
e os dados em qualquer condição meteorológica.

Os quatro satélites do projeto italiano Cosmo-SkyMed monitorarão uma área de um milhão de quilômetros quadrados da floresta amazônica e, em particular, o desmatamento no Brasil.

O contrato, válido para 2016 e renovável por mais um ano, permitirá fornecer um quadro completo da situação, considerando a dificuldade do monitoramento contínuo de uma área onde o céu é constantemente coberto por nuvens. Graças aos radares que estão nos satélites, será possível captar as imagens e os dados em qualquer condição meteorológica, trabalhando dia e noite.

As informações recolhidas pela Cosmo-SkyMed já são utilizadas com sucesso no Brasil, onde a Telespazio atua desde 1997, através de sua controlada Telespazio Brasil.

A empresa atua no monitoramento ambiental e de segurança – como a perda de petróleo de plataformas no mar, controle de deslizamentos – além do apoio à agricultura e para aplicações em questão de defesa, por exemplo.

A empresa que opera os equipamentos é a e-Geos, formada pela Finmeccanica-Telespazio e a Agência Espacial Italiana (ASI), em parceria com a brasileira Geoambiente, que venceram a disputa do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

O presidente da e-Geos, Roberto Ibba, e os representantes da Finmeccanica afirmaram estar satisfeitos com o novo contrato e afirmaram que ele constitui mais uma confirmação do valor da tecnologia no âmbito espacial.

Além de fornecer os equipamentos dos satélites utilizados, a Finmeccanica criou os próprios satélites com a participação da Thales Alenia Space enquanto a Telespazio desenvolveu o segmento por terra e é responsável pela aquisição, processamento e distribuição dos dados colhidos.



Comentário: Pois é leitor e assim por falta de governabilidade, de brasilidade, estupidez administrativa, atitude visionaria, seriedade e tantas outras coisas estamos colocando em risco a soberania e a segurança de nossa sociedade. Leitor, pergunte-se porque será que o conceituado site Defesanet.com colocou esta notícia como uma cobertura especial da área de inteligência? Aproveitamos para agradecer ao nosso leitor Jahyr Jesus Brito pelo envio desta notícia.

Comentários