INPE Mostra Sua Contribuição à Ciência Brasileira


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (22/10) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando “a contribuição à ciência no Brasil” que é o tema da exposição montada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) na Vale Tecnologia, que acontece de 21 a 23 de outubro no Pavilhão de Exposições da Universidade do Vale do Paraíba (Univap Campus Urbanova).

Duda Falcão

Semana Nacional de C&T: INPE Mostra sua Contribuição à Ciência no Brasil

22/10/2009

A contribuição à ciência no Brasil é o tema da exposição montada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) na Vale Tecnologia, que acontece de 21 a 23 de outubro no Pavilhão de Exposições da Universidade do Vale do Paraíba (Univap Campus Urbanova). A feira integra a programação de atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e reúne instituições públicas, universidades, prefeituras e empresas da região. A expectativa é de que dez mil pessoas visitem o evento.

A exposição do INPE apresenta ao público suas principais atividades, com ênfase à área de Astrofísica, em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia. Doze paineis ilustrados mostram ainda as pesquisas nas áreas de Clima Espacial, Engenharia de Satélites, Aplicações das Imagens de Satélite, Monitoramento da Amazônia, Monitoramento de Queimadas, Monitoramento de Raios, Meteorologia e Mudanças Climáticas. Um tapete de 3m x 3m mostra a região de Brasília (DF) em imagem registrada pelo CBERS (Satélite Sinobrasileiro de Recursos Terrestres).

O INPE programou ainda as seguintes atividades para a Semana Nacional de C&T: portas abertas, palestras para estudantes de ensino fundamental, médio e universitário, palestras para professores de ensino fundamental, sessões de observação do céu e do sol, exposições alusivas ao Ano Internacional da Astronomia e Noite Galileana, com atividades relacionadas às observações de Galileu Galilei.

Confira a programação completa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: É isso ai INPE, iniciativas como essas merecem aplausos, pois são realmente relevantes e necessárias para uma maior divulgação do PEB para sociedade brasileira. Desejo que o instituto continue nesse caminho, pois a história da Astronáutica demonstra que para que um programa espacial obtenha êxito completo precisa do apoio irrestrito da sociedade que o mesmo representa. E sem a devida divulgação do programa não tem como atingirmos esse apoio necessário.

Comentários