Cooperação Espacial Brasil-EUA
Olá leitor!
Segundo informação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o ministro Sergio Rezende, recebeu nesta terça-feira (27) a assessora especial para Ciência e Tecnologia dos Estados Unidos, Nina Federoff, o conselheiro Richard Driscoll e o secretário Jeremy Long da Embaixada Americana em Brasília, para discutirem novos projetos de pesquisa entre os dois países em diversas áreas, incluindo ai o setor espacial.
Em 1984, Brasil e EUA assinaram o "Acordo de Cooperação Bilateral em Ciência e Tecnologia". Desde então, novas pesquisas são incrementadas ao acordo e entre elas estaria agora o interesse americano de incluir pesquisas nas áreas espaciais e ambientais.
Na reunião, o ministro Rezende e a assessora Nina Federoff discutiram sobre a integração das comunidades científicas dos países e também sobre a importância de criar mecanismos de financiamento comuns ao Brasil e ao Estados Unidos para essas pesquisas científicas.
Nos dias próximos dias 19 e 20 de novembro, Rezende voltará a se reunir com os representantes dos Estados Unidos para tratar sobre esse assunto. O encontro será em Washigton.
Duda Falcão
Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)
Comentário: Essa sim é uma oferta de cooperação de uma nação que realmente pode acrescentar benefícios para o Programa Espacial Brasileiro. Para tanto, será necessário se negociar com competência, estabelecendo primeiro quais as áreas de interesse de ambas as nações e ai sim estabelecer acordos que sejam benéficos para ambos os países. Os americanos sabem o que fazem, portanto será necessário negociar com sabedoria e competência, já que os mesmos estarão interessados em defender os interesses de seu povo e não do povo brasileiro.
Acabo de acompanhar ao vivo o lançamento do ARES-IX pela NASA TV. Foi algo realmente emocionante. Estamos ANOS LUZ disto tudo. Ainda brincamos de foguetinhos de São João...
ResponderExcluirPois é amigo Ricardo!
ResponderExcluirNão pude acompanhar o lançamento pois por alguma razão a TV da NASA não esta funcionando no meu computador. Mas tenho certeza que deve ter sido maravilhoso ver esse monstro se elevar aos céus e ao mesmo tempo ter uma pontinha de inveja, né verdade? Mas tenha certeza que chegaremos lá, mesmo que não seja em nosso período de vida, simplesmente por não haver opção para o Brasil ou qualquer outra nação do mundo que queira ter voz ativa nas questões ligadas ao planeta.
Abs
Duda Falcão