Compras para o Amazônia-1 São Esperadas para Breve


Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (28/10) no blog “Panorama Espacial” do companheiro jornalista André Mileski informado que segundo informações obtidas pelo mesmo dão conta que nas próximas semanas são aguardadas às publicações, no Diário Oficial da União, dos avisos de aberturas de licitação para a compra de componentes do satélite Amazônia-1.

Duda Falcão

Amazônia-1: Novas Licitações São Aguardadas

28-10-2009

Segundo informações obtidas pelo blog, são aguardadas para as próximas semanas as publicações, no Diário Oficial da União, de avisos de aberturas de licitação para a compra de componentes do satélite de observação terrestre Amazônia-1, baseado na Plataforma Multimissão (PMM), e atualmente em construção pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e indústrias locais.

O INPE deve abrir licitação para a compra de três componentes, que somados devem superar o valor de R$ 20 milhões: (i) Transmissor em banda S (comunicação do satélite com o solo); (ii) Gravador de Dados Digital (Digital Data Recorder - DDR), espécie de disco rígido para o armazenamento de dados e posterior transmissão para o solo; e (iii) sensor de estrelas ("star tracker"), equipamento usado para se determinar a atitude (orientação) do satélite em relação às estrelas.

No final do ano passado, o INPE também adquiriu alguns subsistemas e carga útil para o Amazônia-1 (vejam aqui), como o sistema de controle de atitude e controle de órbita (ACDH, sigla em inglês), comprado da empresa argentina INVAP, e a câmera AWFI, a ser construída pela Opto Eletrônica, de São Carlos (SP).


Fonte: Blog Panorama Espacial - André Mileski

Comentário: Grande notícia para o PEB dada pelo companheiro jornalista Mileski em seu Blog. Pelo menos na área de satélites as coisas estão andando um pouco mais rápido que na área de foguetes. Com essas compras a carga útil do satélite Amazônia-1 estará finalizada. No entanto, a finalização PMM é um passo importante e decisivo não só para o satélite Amazônia-1, mas também para os satélites MAPSAR, Lattes-1 e o GPM-Br, pois a PMM será o modulo de serviço de todos esses satélites.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Operação CRUZEIRO: Primeiro Ensaio em Voo de um Motor Aeronáutico Hipersônico Brasileiro

Janeiro de 2015 Registra Recorde de Focos de Queimadas Detectados Por Satélite