Estado do Rio Ganha Nova Equipe de Fogueteiros

Olá leitor!

Apesar do caos que o nosso “Patinho Feio” vem enfrentando desde a chegada destes desgovernos civis populistas de merda, o Espaçomodelismo no Brasil é uma área das atividades espaciais no país que de cinco anos pra cá vem em franco desenvolvimento dentro das universidades brasileiras, como já sinalizamos em outras oportunidades aqui no BLOG.

Logo da equipe.
São grupos de estudantes fogueteiros universitários apaixonados que estão surgindo pelos quatro cantos do Brasil e agora também em um instituto técnico do Estado do Rio de Janeiro.

Trata-se leitor do “Grupo de Foguetes Rocket Wolf (GFRW)” do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET) vinculado ao Ministério da Educação (ME), centro este localizado na capital carioca.

Com isso o Estado do Rio que já contava com três equipes, ou seja, o “Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro (GFRJ)” da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a equipe “Minerva Rockets” da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a equipe do “Programa CEOS” do Instituto Militar de Engenharia (IME) do Exercito Brasileiro, passa agora também a contar com esta quarta equipe carioca, o que é muito bom para o Espaçomodelismo no Brasil, principalmente por ser esta a primeira equipe em atividade (que temos conhecimento) dentro de um instituto técnico federal.

Alguns integrantes da equipe GFRW do CEFET.

É verdade que anos atrás o Instituto Federal Fluminense (IFI) de Campos dos Goytacazes (RJ) sob a coordenação do Prof. Cedric Salloto, iniciou e concluiu um projeto de um Foguete Experimental de Sondagem Atmosférica denominado de AAT/IFFv1, mas até onde eu sei este projeto não sofreu continuidade.

Vale aqui também registrar o grande e inovador esforço que vem realizando o GFRJ da UERJ em aglutinar todos os interessados em Espaçomodelismo no Estado do Rio, visando com isto o desenvolvimento desta atividade neste estado do sudeste brasileiro. Fala-se até na criação de uma “Associação Aeroespacial do Estado do Rio de Janeiro” não só para atuar na área de foguetes e minifoguetes, como também na área de cubesats, e que se associaria a nossa associação nacional recentemente criada (ABMF) para assim representá-la no Estado do Rio e na luta em prol desta importante atividade educacional do país.

Voltando ao GFRW do CEFET, alguns integrantes desta equipe estiveram na última sexta-feira (17/06) participando ao lado de integrantes do GFRJ e da equipe Minerva Rockets, de uma “Oficina de Minifoguetes” na UERJ ministrada pelo Prof. Dr. João Batista Canalle. Abaixo segue algumas fotos desta oficina.

Oficina de Minifoguetes na UERJ.

O Blog BRAZILIAN SPACE deseja boas vindas à equipe GFRW do CEFET e espera que outras equipes possam continuar surgindo no Estado do Rio, bem como em todo Brasil.

Duda Falcão

Comentários

  1. esses jovens são todos Engenheiro Aeroespacial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Drone Action IA!

      São estudantes de engenharia, creio que de diversas engenharias, tá ok?

      Saudações Aeroespaciais

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário