Operação Ômega
Ensaio de Queima em Banco
de Provas do Propulsor S40M
de Provas do Propulsor S40M
Descrição da Campanha
O Propulsor S40M foi desenvolvido para compor o veiculo VS-40M que será utilizado para colocar em órbita baixa, circular, a 300 km de altitude, uma plataforma espacial para experimentos em ambiente de microgravidade com massa de 330 kg, denominada Satélite de Reentrada Atmosférica (SARA).
Objetivos do Ensaio:
· Comprovar experimentalmente a funcionalidade das alterações realizadas nos seguintes itens: Ignitor, Dispositivo Mecânico de Segurança, Tampa Traseira e Proteção Térmica da Região Cilíndrica do Motor.
· Determinar Impulso Específico, Velocidade Característica e Coeficiente de Empuxo.
· Determinar o consumo das proteções térmicas.
· Avaliar o desgaste do material do inserto da tubeira (grafite) e as temperaturas no cabeçote do ignitor e na tampa traseira.
· Verificar o nível de vibração do propulsor.
Características do Propulsor:
Massa de Propelente: 4244 kg
Tipo de Propelente: PC-01
Comprimento do Propulsor: 5616 mm
Diâmetro externo do Propulsor: 1007 mm
Características Propulsivas Esperadas:
Tempo total de queima: 54 s
Pressão Média na Câmera de Combustão: 5 MPa
Empuxo Médio em Solo: 250 kN
Coordenador Geral da Operação - Tecn. JOSÉ RENATO de Paula Souza
Adjunto do Coordenador Geral - Tecn. GERALDO Cesar Novaes Miranda
Coordenador Técnico - Tecn. LUCIANO Tomassoni Coelho
Local: Usina Cel. Abner
Data: 15 Outubro de 2009
Importante:
Todo Ensaio de Queima em Banco de Provas é considerado de risco, exigindo rígido controle e obediência às normas de segurança apresentadas pela Coordenação.
· Comprovar experimentalmente a funcionalidade das alterações realizadas nos seguintes itens: Ignitor, Dispositivo Mecânico de Segurança, Tampa Traseira e Proteção Térmica da Região Cilíndrica do Motor.
· Determinar Impulso Específico, Velocidade Característica e Coeficiente de Empuxo.
· Determinar o consumo das proteções térmicas.
· Avaliar o desgaste do material do inserto da tubeira (grafite) e as temperaturas no cabeçote do ignitor e na tampa traseira.
· Verificar o nível de vibração do propulsor.
Características do Propulsor:
Massa de Propelente: 4244 kg
Tipo de Propelente: PC-01
Comprimento do Propulsor: 5616 mm
Diâmetro externo do Propulsor: 1007 mm
Características Propulsivas Esperadas:
Tempo total de queima: 54 s
Pressão Média na Câmera de Combustão: 5 MPa
Empuxo Médio em Solo: 250 kN
Coordenador Geral da Operação - Tecn. JOSÉ RENATO de Paula Souza
Adjunto do Coordenador Geral - Tecn. GERALDO Cesar Novaes Miranda
Coordenador Técnico - Tecn. LUCIANO Tomassoni Coelho
Local: Usina Cel. Abner
Data: 15 Outubro de 2009
Importante:
Todo Ensaio de Queima em Banco de Provas é considerado de risco, exigindo rígido controle e obediência às normas de segurança apresentadas pela Coordenação.
Vídeo:
Fotos:
Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)
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