Primeiro Astronauta Brasileiro Compartilhou Experiência Com Estudantes Durante a 14ª Jornada Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (15/12) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), desatacando que no encerramento da 14ª Jornada Espacial, em São José dos Campos-SP, o primeiro Astronauta Brasileiro compartilhou experiência com os estudantes.

Duda Falcão

Primeiro Astronauta Brasileiro Compartilha
Experiência Com Estudantes

Coordenação de Comunicação Social – CCS
15/12/2016

Fotos: Gleice Oliveira/AEB Escola
Marcos Pontes relata sua experiências e desafios no espaço.

No encerramento da 14ª Jornada Espacial, na última sexta-feira (09.12) os estudantes tiveram a oportunidade de participar da palestra que abordou a Missão Centenário, ministrada pelo primeiro brasileiro a ir ao espaço, Marcos Pontes, no auditório do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP).

Há dez anos, a Missão levou à Estação Espacial Internacional (ISS em inglês) a tripulação Soyuz TMA-8, formada pelo comandante russo Pavel Vinogradov, o astronauta americano Jeffrey Williams e o primeiro cosmonauta brasileiro, o tenente-coronel Marcos Pontes. Durante a viagem, Pontes realizou experimentos em ambiente de microgravidade.

Marcos Pontes compartilhou suas experiências, curiosidades e as fases dos treinamentos a que foi submetido antes de ir ao espaço. Ele apresentou ainda o livro Missão Cumprida, um relato detalhado para quem deseja saber tudo que ocorreu durante a Missão.

O astronauta deixou aos estudantes uma mensagem de cunho motivacional. Pontes reforçou que todos devem acreditar em seus sonhos e nunca deixar de fazer algo que tenha vontade. De acordo com o astronauta, suas experiências e dificuldades serviram de exemplo para os brasileiros. Pontes contou que veio de família simples como a maioria no Brasil, mas sempre carregou consigo o sonho de viajar pelo espaço.

“O que realmente quero que entendam nessa apresentação é a importância do sonho e da persistência. Peço que guardem a seguinte afirmação: É possível ter tudo na vida, desde que estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do que as pessoas esperam de você”, afirmou o astronauta. Ao final da cerimônia de encerramento Marcos Pontes distribuiu a todos os professores e estudantes o certificado de participação na Jornada Espacial.

Centros de Lançamento – Na quinta-feira (08.12), os professores e estudantes conheceram as atividades realizadas no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão e no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim, no Rio Grande do Norte.
O capitão Élio Cesar Fonseca do CLBI falou das operações nos Centros de Lançamentos, como a Operação Rio Verde, que levou ao espaço, por meio do veículo suborbital VSB-30, oito experimentos de pesquisas da comunidade técnico-científica do país, no último dia 7 de dezembro.

Élio apresentou aos estudantes o Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT), iniciativa da Agência Espacial Brasileira (AEB) em parceria com o CLBI, que está prestes a ser inaugurado em Natal (RN).

No mesmo dia os professores e alunos fizeram uma visita ao Museu Aeroespacial Brasileiro (MAB) e depois participaram do lançamento de foguetes de rojão e de garrafa. Os lançamentos aconteceram na área externa do MAB.

A Jornada Espacial, realizada anualmente, destina-se a alunos que conquistaram os melhores resultados nas questões de astronáutica na prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Em 2016 foram selecionados 74 estudantes e 48 professores, representantes de 21 estados brasileiros e do Distrito Federal. Os participantes tiveram uma semana intensa de atividades, como visitas, palestras e oficinas, todas voltadas para a área espacial.

Pontes entrega o certificado de participação
na Jornada Espacial.
Estudantes e professores conhecem o MAB.
Alunos desenvolvem foguete de garrafa pet.
Alunos desenvolvem foguete de garrafa pet.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários