sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Foguete VSB-30V11 é Lançado Com Sucesso do CLA

Olá leitor!

Segue uma matéria publicada ontem (08/12) no jornal “O Estado do Maranhão”, tendo com o destaque o lançamento do foguete VSB-30 da Operação Rio Verde. Note leitor que o jornal maranhense curiosamente também divulga a missão como bem sucedida.

Duda Falcão

GERAL

Foguete VSB-30V11 é Lançado
Com Sucesso do CLA

Atividade ocorreu na manhã de ontem; foi levada uma carga
com oito experimentos científicos

O Estado do Maranhão
08/12/2016

Foto: Divulgação
Lançamento do foguete ontem.
Foi realizado com sucesso, às 11h10 de ontem, o lançamento do foguete VSB-30V11. De acordo com os operadores, este foi o último experimento do ano. Até o momento, não há previsão sobre o cronograma de atividades do programa aeroespacial, no ano que vem. A operação ocorreu no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Segundo a direção do CLA, o foguete - que teve duração de voo de 11 min e 4 seg - levou uma carga útil com oito experimentos científicos e tecnológicos em apoio aos projetos de pesquisa da Agência Espacial Brasileira (AEB). Além dos experimentos, o foguete também carregou a carga útil Micro G2 que, minutos após o lançamento, foi resgatada do mar.

Ainda de acordo com a direção do CLA, as condições climatológicas (vento e sol) foram propícias para a operação. Este foi o segundo experimento similar em Alcântara em menos de um mês. No dia 20 do mês passado, ocorreu o 31º lançamento do Foguete de Treinamento, que serviu como base para o experimento com o VSB-30V11.

O lançamento do foguete fez parte da Operação Rio Verde, que tem como objetivo realizar testes mais específicos com veículos de porte espacial. De acordo com o CLA, no experimento do dia 20 do mês passado, o Foguete de Treinamento atingiu uma atitude máxima de 31,4 km, com uma distância de impacto de 15 quilômetros do local do lançamento.

Sobre o Projeto

De acordo com informações da FAB, o foguete modelo VSB-30 foi desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), em parceria com o Centro Aeroespacial Alemão (DLR). O objetivo do trabalho é possibilitar que cientistas e pesquisadores realizem estudos e pesquisas em ambiente de queda livre, sem rotações e acelerações, em condições específicas que simulem o ambiente de microgravidade.

Dados Técnicos

O foguete modelo VSB-30 é composto por dois compartimentos movidos a combustível sólido, com velocidade máxima prevista de aproximadamente 260 km. Para o resgate da carga útil Micro G2 foram utilizadas equipes treinadas para este tipo de atividade, com o uso de helicópteros de apoio.


Fonte: Jornal O Estado do Maranhão – pág. 05 - 08/12/2016

Comentário: Pois é leitor a matéria do jornal Maranhense, bastante pequena por sinal, mas cheia de enchimento de linguiça, divulga a missão como bem sucedida. Esta história está cada vez mais estranha e olha que não consegui achar ainda nada sobre o lançamento no site do G1 do Globo.com (talvez por ontem ter sido feriado, não sei), ou em qualquer outro meio de comunicação. Aproveitamos para agradecer ao leitor maranhense Edvaldo Coqueiro pelo envio desta notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário