quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Foguete Brasileiro Fará Lançamento de Pequenos Satélites

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada dia (23/11) no site “Inovação Tecnológica”, destacando que segundo o presidente de nossa Agencia Espacial de Brinquedo (AEB), o VLM-1 fará seu voo de qualificação em dezembro de 2018.

Duda Falcão

ESPAÇO

Foguete Brasileiro Fará Lançamento
de Pequenos Satélites

Com informações do MCTIC
23/11/2016

[Imagem: AEB/DLR]
O Veículo Lançador de Microssatélites deverá lançar
pequenos satélites, de até 200 kg.

Veículo Lançador de Microssatélites

A Agência Espacial Brasileira (AEB) está desenvolvendo um pequeno foguete adaptado para o lançamento de pequenos satélites: o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM).

"Hoje em dia, grande parte das missões envolve pequenos satélites. São verdadeiras constelações de pequenos satélites. Se um deles falhar, é só mandar outro de pequeno porte para substituir. Não precisa mandar um equipamento de seis toneladas", explicou o presidente da AEB, José Raimundo Coelho, referindo-se ao menor custo dessas missões.

O VLM será uma versão mais simples do VLS (Veículo Lançador de Satélites), para transportar cargas com massa de até 200 quilogramas - essencialmente mini, micro, nano e pico-satélites.
Segundo ele, o primeiro teste do VLM está planejado para o final de 2018. "Certamente, teremos uma grande fila de espera de interessados em enviar seus satélites no nosso lançador a partir do Centro de Lançamento de Alcântara", previu.

Programa Espacial Brasileiro

José Raimundo Coelho defendeu mais uma vez a importância do Programa Espacial Brasileiro, o desenvolvimento da indústria aeroespacial e o trabalho da AEB para atrair jovens para as carreiras ligadas ao setor.

"O Programa Espacial Brasileiro precisa, primeiro, convencer a população da necessidade de estabelecer uma indústria espacial forte e sustentável. Espero que possamos, daqui a alguns anos, ouvir que temos um grande programa espacial que se preocupa em atender ao que a população requer", afirmou.

Outro projeto importante a cargo da AEB é o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), definido por Coelho como questão de soberania nacional.


Fonte: Site Inovação Tecnológica - http://www.inovacaotecnologica.com.br/

Comentário: Com exceção da foto que acompanha esta matéria (bom para que os leitores vejam a concepção artística do desejado VLM-1) o resto é lixo propagandista desse irresponsável banana presidente da AEB. Há não ser que o foguete esteja sendo construído na Alemanha em segredo (coisa que duvido muito), não há como cumprir esse prazo principalmente se levarmos em conta a situação econômica e o desinteresse governamental. Volto a insistir que existe uma desconfiança de minha parte de que esses vermes só vão colocar o Brasil no clube dos países que dominam o acesso completo ao espaço somente em 2022 e, portanto, estariam empurrando o problema com a barriga. Acredito até que isso tenha sido negociado com nações estrangeiras por esses vagabundos entreguistas de merda que se auto intitulam de autoridades, quando na realidade são marginais e deveriam estar todos na cadeia. Este caro leitor é um dos preços que uma Sociedade de Piratas como a nossa paga pela sua escolha, quando resolve trocar a formação baseada na verdadeira cidadania pela formação direcionada na 'Lei de Gerson'. Não é por acaso que temos o governo que merecemos, quem planta colhe, mas se você começou a acordar, vá no próximo domingo (04/12) a rua de sua cidade, não para lutar pelos seus direitos, mas para lutar pelo direitos do todo, da nação brasileira. Assim fazendo você começará entender o que significa cidadania, entender que para que você tenha direitos, primeiramente você tem de cumprir com os seus deveres, numa nação de verdade só tem direito quem cumpre os seus deveres como cidadão. Se realmente você quer que seus filhos e netos vivam numa nação de verdade, organizada, respeitada e admirada pela comunidade internacional, então faça sua parte, participe pelos motivos certos na manifestação do próximo dia 04/12.

7 comentários:

  1. Se este país fosse sério este foguete já estaria pronto .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Justin!

      Pois é, sem duvida que estaria

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Duda eu tenho uma duvida e gostaria que você ou qualquer pessoa que estiver lendo esse comentário me tirasse ela, todo mundo diz que a concepção do VLM é bem mais simples do que a do VLS, você diz que não daria tempo para fazer o seu primeiro voo de qualificação em dezembro de 2018, imaginemos que as pessoas envolvidas nesse projeto façam tudo certo, quanto tempo levaria para vermos o primeiro voou de qualificação do VLM, 2020 seria uma data plausível por exemplo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo!

      Eu creio que com o conhecimento já dominado e se houvesse os recursos financeiros, humanos, logístico e político do governo e cobrança por resultados, em resumo, compromisso, creio que de dois e meio a três anos seria possível lançar este foguete, mas acontece que não há nada disso, o que há no momento é uma mentira empurrada com a barriga, como já disse, o foguete se ficar pronto somente em 2022 e olhe lá, pois para que este objetivo fosse alcançado para isso eles teria de dar sequencia ao projeto com 'compromisso' no final de 2018. Tem BOI NA LINHA impedindo que isto acontece antes desta data.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. Senhores,
    Peço a devida licença ao colega Duda Falcão para fugir do assunto em pauta e focar em seu ultimo paragrafo:

    "então faça sua parte, participe pelos motivos certos na manifestação do próximo dia 04/12".

    Sei que o espaço não é destinado a esse tipo de comentário, mas pela gravidade da situação, gostaria de reforçar o chamado do Duda, para estarmos nas ruas neste domingo, 04/12.
    Chamem os amigos! Divulguem nas redes sociais! O assunto é sério.
    Obrigado e humildes desculpas por fugir ao tema.

    ResponderExcluir
  4. Mas não é o MBL(PSDB) que esta orquestrando essa manifestação?

    Tem boi na linha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo!

      Não importa quem está organizando ou não, o importante é as pessoas irem para este evento pelos motivos certos, e não pelo egocentrismo que pautou as manifestações anteriores de ambos os lados. O pais precisa urgentemente de uma sacudida em sua cultura, as pessoas precisam acordar, caso contrário continuaremos formandos vagabundos e com isso refletindo em todas as áreas da sociedade, inclusive e principalmente na classe política.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir