FAPESP e FINEP Anunciam Propostas Selecionadas em Chamada Para Aplicações Espaciais

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (13/12) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que FAPESP e FINEP anunciam propostas selecionadas em chamada para Aplicações Espaciais.

Duda Falcão

FAPESP e FINEP Anunciam Propostas
Selecionadas em Chamada Para
Aplicações Espaciais

Terça-feira, 13 de Dezembro de 2016

O resultado da seleção pública do Programa PIPE/PAPPE Subvenção para apoiar pesquisa voltada ao desenvolvimento de tecnologias e produtos para aplicações espaciais foi anunciado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).


Puderam participar da chamada, lançada pela FAPESP com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), microempresas, pequenas e médias empresas brasileiras sediadas no Estado de São Paulo.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) participou da elaboração do edital junto a FAPESP e FINEP.

As propostas deveriam responder a desafios tecnológicos nas áreas de instrumentos embarcados da missão EQUARS; eletrônica e óptica espacial; propulsão; transponder digital e antena; suprimento de energia; integração de sistemas; controle de atitude e órbita.

O INPE busca auxiliar o Brasil a obter autonomia em todo o processo que envolve o desenvolvimento, a integração, o lançamento e o controle de satélites. Assim, adota uma política industrial que permite a qualificação de fornecedores e contratação de serviços, partes, equipamentos e subsistemas junto a empresas nacionais.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários