Lançamento do AESP-14 Está Previsto Para Amanhã - 06/01

Olá leitor!

Cubesat AESP-14
A missão “Falcon 9 - SpaceX CRS 5” que levará ao espaço o Cubesat Brasileiro “AESP-14” do Instituto de Aeronáutica e Espaço (iTA) esta programada para ocorrer a partir do “Sítio de Lançamento SLC-40” da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral , na Flórida (EUA), nesta terça-feira (06/01) as 06:20 (horário local) e terá a cobertura do lançamento pela NASA TV a partir dás 05:00 (horário local).

Entretanto foi anunciado que os meteorologistas estão prevendo chuvas e nuvens para o momento do lançamento, o que pode uma vez mais adiar a missão, e neste caso ou por qualquer outra questão de ordem técnica, a missão será transferida para a próxima sexta-feira (09/01).

Vale dizer que o Cubesat AESP-14 será colocado no espaço em duas etapas, sendo esta a primeira delas, quando o mesmo será levado pelo Falcon 9 para a Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) onde então será transferido para o modulo japonês KIBO, de onde em data ainda a ser definida será lançado ao espaço definitivamente através do dispositivo de ejeção JEM Small Satellite Orbital Deployer (J-SSOD)”.

Confesso leitor que não sou fã desse sistema de lançamento montado entre os americanos e japoneses, já que o mesmo (devido às regras rígidas estabelecidas pelo Centro Espacial Kennedy) não permite a presença dos pesquisadores desses cubesats durante a campanha de lançamento, sendo isto um tremendo de um absurdo.

Vale lembrar que o tal misterioso Nanosatélite SERPENS da AEB, como também o ITASAT-1 e o 14-BISat do IFF, todos eles estão previstos para serem lançados através deste sistema abraçado pela nossa Agência Espacial de Brinquedo (AEB), e aí incluindo também (pasmem) o Tubesat Tancredo-1 da galerinha de Ubatuba-SP.

Ora leitor, se negar o direito que esses pesquisadores tem de acompanhar os lançamentos de seus satélites por este sistema já é um tremendo absurdo, negar que a galerinha de Ubatuba acompanhe o lançamento de seu tubesat da base americana (depois de tanto esforço desses jovens e seus professores) não é só um tremendo absurdo como também um crime e uma tremenda falta de sensibilidade por parte da AEB que poderia e deveria evitar este tipo de situação, afinal opções não faltam e a equipe do NanosatC-Br1 é uma grande prova disto. Entretanto, o que se pode esperar de um incompetente? Poxa, este senhor só dá bola fora.

Duda Falcão

Comentários

  1. Duda
    As equipes que participam dos projetos financiados pela Agencia Espacial Brasileira tiveram a possibilidade de escolher entre ver o lançamento do lançador no EUA ou participar da ejeção no centro de controle japonês. Como o lançamento dura em torno de 9 min e teve vários delays (como foi mecionado na sua noticia) isso acaba dificultando o deslocamento das equipes (imagina o custo de deslocamento e ao chegar lá ocorre este delay ?) ,já participação de todo o procedimento de ejeção no centro de controle japonês junto com os astronautas será muito mais interessante para estas equipes e inclusive para os alunos da escola fundamental de Ubatuba não achas ? Também vale lembrar que apenas os cubesats SERPERNS e o Tubesat são lançados pelo mesmo sistema , o cubesat do IFF não será lançado po reste sisitema e também o ITAsat será pelo falcon 9 , porém de carona.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Faltou você se identificar para que possamos dar credibilidade a estas informações passadas por você, até porque a informação que tenho passada ao Blog por integrantes da equipe é que eles não podem acompanhar o lançamento da Base Americana por restrições de segurança da própria base. Sendo assim, não seria uma questão de escolha e sim de falta de opção, apesar de concordar que, se realmente existe a possibilidade de acompanhar a segunda fase da operação de lançamento (ejeção) no centro de controle japonês, está seria realmente uma opção gratificante e compensadora, fora o fato dos riscos com deleys abordados por você que, realmente dificulta as coisas. Quanto as informações sobre os lançamentos do 14BISat e do ITASAT-1 serem realizados de carona pelo Falcon 9, se realmente assim for, segundo a informação que tenho eles terão problemas em acompanhar seus lançamentos da Base Americana, fora a questão dos possíveis deleys citados, já que podem onerar toda esta operação. Enfim, a opção americana não é uma boa opção.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário