quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

IAE Lança Última Edição de 2014 da Revista Científica JATM

Olá leitor!

Informo que a versão online do Volume 6 - número 4 (Oct. – Dez. de 2014) do “Journal of Aerospace Technology and Management (JATM)”, já está à disposição e pode ser acessado pelo site www.jatm.com.br.

Essa revista é uma publicação cientifica e tecnológica editada pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) a cada três meses com artigos que são selecionados por uma comissão composta por pesquisadores do IAE e membros da Comunidade Científica Brasileira.

A revista tem como objetivo principal divulgar os resultados de pesquisas científicas e tecnológicas relacionadas com o setor aeroespacial no país e do mundo, como também promover uma fonte adicional de interação e difusão com a comunidade científica.

Esta nova edição trás entre os seus bons artigos quatro muito interessantes intitulados “Experimental Investigation of a Monopropellant Thruster Using Nitrous Oxide”, “FSM-Based Test Case Generation Methods Applied to Test the Communication Software on Board the ITASAT University Satellite: A Case Study”, “The Open Innovation Journey in Emerging Economies: An Analysis of the Brazilian Aerospace Industry”, e o mais interessante de todos “Development Status of L75: A Brazilian Liquid Propellant Rocket Engine”. Vale a pena dar uma conferida.

Duda Falcão


Fonte: Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

4 comentários:

  1. Enfim o IAE deu divulgação ao teste a quente da turbina do motor L75. Pouca gente sabia do mesmo...

    Os próximos passos a serem vencidos, conforme o próprio texto cita, são a fabricação da câmara de empuxo, a turbobomba, válvulas e reguladores e, por fim, os testes destes sistemas.

    Lembrando que houve um grande aprendizado sobre alguns dos sistemas citados com a realização da Operação Raposa em setembro último.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  2. Nao estou conseguindo abrir o PDF do artigo sobre o motor L75. Mas novidades sobre isso significa que estamos cada vez mais perto do tao sonhado VLS-Alfa.

    Uma pergunta:

    Se os proximos testes do VLS-VISNAV e do VLS-1 derem bons resultados, isso pode significar (com a com a conclusao do L75) que estamos prontos para iniciar testes com o VLS-Alfa? Ou falta ainda muito caminho, como talvez a eleboracao do SAMF para o motor foguete L75?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Israel!

      Você continua sendo um eterno otimista caro amigo e acreditando nessa gente, mas vamos lá: Caso realmente haja um VLS-1 VSISNAV e seu lançamento ocorra de forma exitosa, e ai aliando realmente o desenvolvimento do motor L75, talvez se houver 'COMPROMISSO' possa sim o VLS-Alfa se tornar uma realidade, mas estamos ainda há anos luz disso acontecer, não por dificuldades tecnológicas que não possam ser resolvidas em curto e em médio prazo, e sim por pura e exclusiva falta de "COMPROMISSO" político e logístico do desgoverno que temos.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. Obrigado pelo esclarecimento.

      Excluir