CCS da AEB Pode Ter Cometido Outro Erro de Divulgação

Olá leitor!

Segundo informação enviada a página do Blog no Facebook pelo Sr. Satou Tetsurou, que creio seja um radioamador japonês, um amante do tema ou mesmo um pesquisador da Agência Espacial Japonesa (JAXA), se confirmada for, demonstra mais uma vez a completa e total incompetência da Assessoria de Comunicação (CCS) da Agência Espacial Brasileira (AEB) na divulgação oficial de notícias sobre as atividades espaciais do país.

Segundo o “KIBO Weekly Schedule - Programação Semanal do Módulo KIBO” enviado ao Blog pelo Sr. Satou Tetsurou (veja aqui) o “Cubesat Preparation Work of Release - Preparação do Trabalho de Lançamento do Cubesat AESP-14” deverá ser iniciado dia 21/01 próximo, sendo que o seu lançamento (se entendi bem a imagem enviada) deverá ocorrer no dia 25/01.

Entretanto para não fugir a regra, a CCS de nossa Agencia Espacial de Brinquedo (AEB) em nota postada dia 13/01 em seu site divulgou o seguinte:

“Na segunda-feira (12) a capsula Dragon ancorou na ISS e o AESP-14 encontra-se em órbita com a tripulação da estação, a previsão para ser ejetado utilizando o braço robô japonês Kibo é de 45 dias”.

Ora leitor como já havíamos dito em comentário anterior (na mesma nota divulgada pela agência e postada no Blogveja aqui), de que não existe nenhum braço robô chamado de Kibo neste módulo japonês (laboratório) acoplado a ISS, como se não bastasse esta assessoria incompetente ainda divulga (evidentemente se a informação tiver procedência) uma previsão de lançamento deste cubesat que pode ser completamente estapafúrdia.

CCS da AEB, este para o conhecimento de vocês é o Modulo de
Experimentos Japonês Kibo, e o braço robótico visto na foto (o maior deles)
é na realidade chamado de Sistema do Manipulador Remoto (JEMRMS).

Programa Espacial caro leitor só se faz com seriedade, com competência, com compromisso, com gente capacitada e preparada em todas as áreas que compõem estas atividades e aí inclusive também a área de comunicação responsável pela divulgação oficial destas atividades. Veja você o exemplo do site da NASA, da TV NASA e mesmo dos sites independentes que acompanham as atividades espaciais americanas e internacionais.

Entretanto é preciso lembrar de que ‘quem planta colhe’, não sendo nada de se estranhar o que vem acontecendo na CCS da agência espacial do país, um verdadeiro barco sem rumo. Afinal leitor, sob a direção de um incompetente fantoche colocado na presidência da agência talvez por ser conivente com tudo que este acontecendo com o PEB e com o país graças ao desgoverno desta debiloide petista, o resultado não poderia ser outro.

E o pior de tudo isto leitor é que essas 'cagadas sucessivas' (desculpe-me pelo termo mais tudo tem limite) protagonizadas por esta acessória incompetente só contribuem para a proliferação de uma mídia desinformada e totalmente fora de contexto sobre as atividades espaçais do país, já que a CCS é o órgão responsável pela divulgação oficial das notícias relacionadas com o PEB e de onde a mídia em geral colhe suas informações. Lamentável!

Só lembrando ao pessoal da CCS que existe uma coisa no jornalismo chamado de “Errata”, portanto assumam seus erros e aprendam com eles.

Duda Falcão 

Comentários

  1. Prezado Duda
    A informação passada pela AEB, está correta , visto que devido a à trâmites burocráticos internacionais, o AESP-14 não pode ser ejetado em órbita até a burocracia seja completada. O prazo de 45 dias está relacionado ao tempo que foi previsto para resolução da burocracia. Burocracia esta que está fora de controle da Agencia Espacial Brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleber!

      Valeu pelos esclarecimentos.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário