Trabalho Sobre Controle de Veículo Hipersônico do IEAv é Apresentado em Congresso Internacional

Olá leitor!
 
Segue abaixo uma notícia postada recentemente no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), destacando que Trabalho sobre Controle de Veículo Hipersônico foi apresentado em Congresso Internacional.
 
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Trabalho Sobre Controle de Veículo Hipersônico é Apresentado em Congresso Internacional
 

O Instituto Norte-Americano de Aeronáutica e Astronáutica (AIAA) realizou, de 11 a 15 e 19 a 21 de janeiro, o Congresso AIAA Scitech 2021. O evento, que seria presencial na cidade de Nashville (EUA), teve sua programação alterada e foi realizado de forma virtual devido à pandemia. Mais de 4.000 pessoas participaram das sessões técnicas, plenários e fóruns, com 21 brasileiros inscritos.
 
O IEAv apresentou o trabalho intitulado Model Predictive Control and Constrained Dynamic Compensation for a Hypersonic Flight Vehicle, abordando o complexo problema de controle de trajetória de veículos hipersônicos. A operação nesse domínio de velocidade e altitude apresenta diversos desafios, como a necessidade de se utilizar materiais que mantenham as propriedades estruturais em elevadas temperaturas, além das incertezas relacionadas ao modelo aerodinâmico, podendo apenas ser conhecido com maior acurácia em voo.
 
O artigo apresentou simulações onde a trajetória vertical do veículo foi alterada de forma agressiva, respeitando diversas limitações aerodinâmicas e estruturais. O sistema hipersônico iniciou a sua trajetória simulada perto do litoral do Rio Grande do Norte. Em dois minutos de voo, voando a 8 vezes a velocidade do som, o veículo percorreu 285 km. Para efeitos de comparação, uma aeronave comercial cobriria aproximadamente 30 km nesses dois minutos.
 
A participação do IEAv no evento foi financiada através de recursos do Projeto Estratégico PROPHIPER - Propulsão Hipersônica, que é coordenado pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). O trabalho pode ser acessado no link: Model Predictive Control and Constrained Dynamic Compensation for a Hypersonic Flight Vehicle | AIAA SciTech Forum 
 
 
Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) - http://www.ieav.cta.br

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