Equipes Mineira e Paulista Vencem a Edição Virtual do CubeDesign

Olá leitor!
 
Segue abaixo uma nota postada hoje (20/01) no site “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que Equipes Mineira e Paulista foram a vencedoras da edição virtual do CubeDesign.
 
Brazilian Space
 
NOTÍCIAS
 
Equipes Mineira e Paulista Vencem a Edição Virtual do CubeDesign
 
Por INPE 
Publicado: Jan 20, 2021
 
São José dos Campos-SP, 20 de janeiro de 2021
 
Em 21 de dezembro de 2020 foi realizada a cerimônia de encerramento da competição CubeDesign Virtual. A edição virtual do evento contou com a participação de 18 equipes, sendo oito equipes brasileiras, de sete Estados diferentes, e sete equipes internacionais do Chile, Peru, Panamá, Nicarágua e Paraguai, Colômbia.
 
O anúncio das equipes vencedoras - a Czar Space, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Facens ao Cubo, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) - contou com a participação de diversas autoridades do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Para o Dr. Odylio Denys de Aguiar, que representou a Direção do INPE, o CubeDesign é de suma relevância para inserção de novas pessoas na área espacial. A Dra. Fátima Mattiello, Coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE), acredita na continuidade do CubeDesign como uma das principais atividades de extensão do Instituto e ressaltou a importância dos pequenos satélites para o INPE, evidenciada pela nova estrutura organizacional que contempla a Divisão de Pequenos Satélites (DIPST). Em seu discurso, o Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia Espaciais, o Dr. Silvio Manea, enfatizou os diferenciais do curso, cujos docentes, além de ministrarem as aulas, participam ativamente e dominam todas as fases do ciclo de desenvolvimento de uma missão espacial. O Dr. Silvio Manea também destacou que o CubeDesign é um evento que contempla diversas etapas da educação e tem potencial para atrair crianças e adultos para a competição.
 
A cerimônia ainda teve a participação de representantes da indústria, apoiadores do CubeDesign. Silvia Lavagnoli, que é Gerente de Marketing da OPENCADD, ressaltou que 2020 foi um ano de boas realizações apesar das dificuldades e obstáculos. A OPENCADD foi responsável pela distribuição das licenças de MATLAB/Simulink para as equipes participantes realizarem os desafios. "Tanto a OPENCADD quanto a MathWorks acreditam demais na educação, é por isso que foram cedidas as licenças", acrescenta Silvia. O Diretor da Criar Space Systems, Sérgio Soares, apresentou um vislumbre do mercado espacial, com foco no NewSpace. "É o momento de começar!" - aponta Sérgio, ao comentar sobre as possiblidades de mercado em órbitas próximas a Terra, entre 10 e 800 km.
 
O CubeDesign é uma competição de desenvolvimento de pequenos satélites realizada desde 2018. Em virtude da pandemia de Covid-19, a edição 2020 foi realizada virtualmente. O INPE parabeniza as vencedoras Czar Space e Facens ao Cubo e todas as equipes que participaram desta competição. O ranking completo para ser conferido a seguir:
 

CubeSat

Colocação

Equipe

Pontuação

Instituição

País

Czar Space

4,713

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Brasil

Asa Branca

4,405

Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Brasil

Minerva Sats - UFRJ

4,263

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Brasil

Orion Aerospace Design

3,990

Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Brasil

USM CubeSat Team

3,731

Universidad Técnica Federico Santa María - USM

Chile

Sirius UFABC

3,067

Universidade Federal do ABC - UFABC

Brasil

PANASAT-1

3,057

Universidad Santa María La Antigua - USMA
Universidad Latina de Panama

Panamá

Gama CubeDesign

2,974

Universidade de Brasília - UNB

Brasil

NICASAT

2,695

Universidad Nacional de Ingeniería

Nicarágua

10º

MistiCUBE

2,548

Universidad Católica San Pablo

Peru

11º

Facens Ao Cubo

2,483

Faculdade de Engenharia de Sorocaba - Facens

Brasil

12º

BetaScorpii

2,444

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Brasil

 

CubeSat

Colocação

Equipe

Pontuação

Instituição

País

Facens Ao Cubo

3,888

Faculdade de Engenharia de Sorocaba - Facens

Brasil

CEFAST Aerospace

3,292

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais -
Campus Contagem

Brasil

KurupiSAT

2,130

Universidad Nacional de Asunción - UNA

Paraguai

CANSAT Misti

1,854

Universidad Católica San Pablo

Peru

SATelecom

0,750

Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro

Brasil

GITIISAT

0,718

Fundación de Educación Superior San José

Colômbia

 
Além da realização da competição nas categorias CubeSat e CanSat, o CubeDesign apoiou a realização do 1º Workshop de ArtSat do INPE e planejou uma atividade para crianças e adolescentes na categoria Mockup, a ser realizada em 2021.

Equipe Czar – Vencedora da Categoria CubeSat. Na ordem: Anne Beatriz Mendes Ruas, Raphael Bolsonaro Guilherme, Luíza Lopes Manfrini, Victoria Caroline Souza Santos, Elder Junior Teves dos Santos, Tomás Cardoso de Miranda e Uziel Parada Nunes.

Equipe Facens ao Cubo – Vecendora da categoria CanSat. Na ordem: Giovanna Maria Peretti, Paulo Sampaio, Kelve Akira Santos Inokuti, Erick Santana da Silva, Giovana Spezzoto.



Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) - http://www.inpe.br

Comentários