AEB publica a abertura do processo seletivo 2021 para programas de mestrado e de doutorado na China!

Olá, leitor!

A Agência Espacial Brasileira (AEB) publicou em seu site (clique aqui) e nas suas redes sociais (clique aqui), no último dia 22/01/2021, a notícia da abertura do processo seletivo de 03 (três) vagas para  o programa de mestrado (Master Program on Space Technology Applications - MASTA) ou o programa de doutorado (Doctoral Program on Space Technology Applications - DOCSTA),  a serem realizados na Universidade de Beihang (Beihang University of Aeronautics and Astronautics - BUAA), em Pequim - China.

As 3 vagas são ofertadas pelo Centro Regional para Ciência Espacial e Educação Tecnológica na Ásia e no Pacífico - RCSSTEAP - China (clique aqui), e os cursos tem início em setembro de 2021.

Imagem: Banner DOCSTA / MASTA 2021. 

As inscrições iniciaram ontem (29/01/2021) e vão até 22/02/2021.


Depoimento do Editor sobre a oportunidade

Caro leitor interessado, em 2016, antes de ser chamado para assumir o cargo de Tecnologista da AEB, participei de um processo seletivo nacional para 01 (uma) vaga (não para o MASTA ou o DOCSTA) para um Seminário Internacional sobre Sistemas de Navegação Global por Satélite (GNSS), previsto para o mês de maio daquele ano, também promovido e realizado pelo RCSSTEAP e a Universidade de Beihang, respectivamente.

Acabei sendo selecionado para uma vaga extra (aqui), e tive a oportunidade de ir à China e participar do referido curso, com tudo pago, exceto o seguro de vida.

Fiquei encantado com o que eu vi! A Universidade de Beihang é coisa de 1o mundo! Um centro de excelência que tem mais de 28.000 estudantes, de diversas áreas do conhecimento, todos com o foco no setor / temática espacial.

As instalações e os laboratórios são impecáveis, a vida acadêmica e social é intensa dentro do campus e a qualidade dos professores do quadro próprio da Universidade e dos visitantes é muito boa! (clique aqui).

Só para você ter ideia, dentro da universidade tem um museu aeroespacial!

Sei que em ano de rescaldo de pandemia as coisas tem de ser medidas com cuidado, conforme a realidade de cada um, mas digo que, se a situação estiver melhor para setembro (com o aumento da vacinação, por exemplo) testemunho aqui que vale muito a pena!

Verifique com cuidado as informações fornecidas pela AEB

Em 2017, já como ocupante do cargo de Tecnologista da AEB, por ser o único servidor da AEB que já tinha feito um curso lá na China, fui nomeado Presidente da Comissão de Seleção para o MASTA e DOCSTA daquele ano.

Logo, como não havia um material padronizado para a divulgação e controle do processo seletivo, pedi ajuda ao caro amigo Carlos Brasil, ex-Designer Gráfico da área de comunicação da AEB (a quem presto aqui os meus agradecimentos e homenagens), que elaborou a peça artística base desta imagem que está acima.

Além disso, elaboramos o texto do roteiro que vocês vão ler na página da AEB, o qual é adaptado ano a ano, com novas datas e pequenos ajustes, desde meu pedido de demissão da AEB, no segundo semestre de 2017.

Com isso, verificamos que algumas informações constantes na página da AEB estão diferentes de informações publicadas no Facebook da AEB, o que pode gerar dúvidas e erros dos candidatos.

Como exemplo, cito que na página do Facebook da AEB menciona o curso de mestrado em Space Law (Direito Espacial), mas na página da AEB esse curso não está descrito (pelo menos até as 20:15h de 30/01/2021, hora aproximada da publicação da matéria. 

Outro exemplo é que na descrição da página da AEB é afirmado que "O Doctoral Program on Space Technology Applications (DOCSTA) não oferece áreas específicas", contudo, verificando no site do RCSSTEAP, consta a informação que o referido doutorado tem 4 linhas de pesquisa principais: (1) Sistemas de Sensoriamento Remoto e Geoinformação (RS & GIS); (2) Comunicações por satélite (SATCOM); (3) Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS);e (4) Ciência e tecnologia espacial básica (tecnologia de micro-satélites).

Assim, sugiro que o leitor consulte a página da AEB (clique aqui), mas, também, as páginas do RCSSTEAP que tratam do MASTA (clique aqui) e do DOCSTA (clique aqui).

Para quem quiser saber um pouco mais

Caso o leitor queira conhecer um pouco mais sobre a história do RCSSTEAP e dos demais centros internacionais afiliados às Nações Unidas (incluindo um que deveria funcionar aqui no Brasil), sugiro humildemente a leitura de uma artigo de minha autoria, apresentado e publicado nos anais do II Congresso Aeroespacial Brasileiro (CAB), realizado em setembro de 2019 na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria - RS (clique aqui).

Imagem: Centros para Educação em Ciência e Tecnologia Espacial afiliados a ONU, adaptado (UNOOSA).

Saudações e boa sorte aos candidatos!

Rui Botelho
(Brazilian Space)

Comentários

  1. A questão não é se o curso é bom ou não, nem como selecionar os candidatos ou os assuntos a serem desenvolvidos. A questão é o que fazer com os egressos desses cursos. O Brasil, já faz tempo, está pagando pra exportar mão de obra especializada para o exterior. As melhores mentes, bem formadas, não encontram no país lugar onde aplicar os conhecimentos e partem para outros países. Onde está o plano de absorção dessa mão de obra ? Precisamos de um programa espacial e não temos. Temos atividades espaciais, só isso.

    ResponderExcluir
  2. Tem um filme chinês do tempo da guerra da Coreia, muito bom, no sentido de mostrar o patriotismo e o empenho daquele povo. Quando se vê a caracterização dos pilotos americanos dá vontade de rir, mas a mensagem é mais importante. Não me surpreende os feitos que eles alcançaram em algumas décadas, independentemente de ideologias.
    A praxis brasileira, notadamente no serviço público, em regra é patrimonialista, invejosa, superficial. Pouca transparência, quais resultados possíveis esses pesquisadores trarão para a Nação?
    https://www.youtube.com/watch?v=Etdzm4ydhxA

    ResponderExcluir

Postar um comentário