Vencedora da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é do Espírito Santo

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (28/04) no site da “Agência Espacial Brasileira (AEB)”, destacando que a vencedora da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) foi uma jovem do Espírito Santo.

Duda Falcão

Notícias

Vencedora da Olimpíada de Astronomia
e Astronáutica é do Espírito Santo

Observatório Nacional – ON


Brasília, 28 de abril de 2015  A capixaba Carolina Lima Guimarães é a campeã da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Com nota final de 9,11, Carolina foi a primeira classificada para participar da 9ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (9ª IOAA), que neste ano será na Indonésia.

Integram a equipe nacional para a IOAA os cinco estudantes que obtiveram as maiores notas nas provas presenciais teóricas e práticas da OBA: Carolina Lima Guimarães, do Espírito Santo, João Paulo Krung Paiva, do Paraná, Felipe Roz Barscevicius, de São Paulo, Pedro Henrique da Silva Dias, do Rio Grande do Sul, e Yassin Rany Khalil, do Mato Grosso.

O resultado das provas presenciais da OBA também definiu a equipe brasileira que participará da 7ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (7ª Olaa), que se realiza no Brasil: Felipe Vieira Coimbra, do Piaui, Renner Leite Lucena, do Ceará, Leonardo Henrique Martins Florentino, Gustavo Guedes Faria, ambos de São Paulo, e Ana Paula Schuch, do Rio Grande do Sul.

A primeira etapa de treinamento das equipes que irão aos dois eventos, além dos suplentes, se realiza de 18 a 21 de maio próximo no Observatório Abrahão de Moraes, em Valinhos (SP). A segunda etapa vai de 19 a 22 de junho no Observatório Pico dos Dias, em Brasópolis (MG).

A 9ª IOAA ocorre de 20 de julho a 7 de agosto, em Java Central, na Indonésia, e a Olaa será de 27 de setembro a 4 de outubro, em Barra do Piraí (RJ).


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários