terça-feira, 28 de abril de 2015

Na Estreia no Twitter do MCTI, Especialista em Vulcões Fala Sobre Protoplanetas e Lua de Saturno

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (28/04) no site do “Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)” destacando que a Dra. Rosaly Lopes participou ontem (27/04) no perfil do MCTI no Twitter.

Duda Falcão

AEROESPACIAL POPULARIZAÇÃO DA C,T&I E MELHORIA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS

Na Estreia no Twitter do MCTI, Especialista
em Vulcões Fala Sobre Protoplanetas
e Lua de Saturno

Rosaly Lopes, que trabalha há 20 anos na NASA e participou
do Ciência Sem Fronteiras, compartilha sua experiência com
seguidores do Ministério desde ontem (27).

Por Ascom do MCTI
28/04/2015 - 11:05
Última modificação: 28/04/2015 - 11:40

Os mistérios da evolução dos planetas e as suas formações geológicas foram o tema do primeiro dia de participação de Rosaly Lopes no perfil do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no Twitter (@mcti). A especialista trabalha há 20 anos na NASA e participou, em 2012, como visitante especial pelo programa Ciência Sem Fronteiras.

Em sua passagem pelo Brasil, a especialista deu aulas no curso de pós-graduação do Observatório Nacional, sobre geologia dos planetas, e ministrou palestras no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI). O programa ainda patrocina a ida de outra pesquisadora em Astronomia para a NASA, Fabíola Magalhães, que desenvolve com Rosaly.

"Quando era pequena, queria estudar astronomia e como as estrelas se formavam. Acabei estudando astronomia em Londres", iniciou Rosaly. "O que mais me interessou foram os planetas, principalmente a geologia e os vulcões", continuou. A pesquisadora abordou a missão Dawn, que estuda a evolução de protoplanetas entre Marte e Júpiter.

Em seguida, Rosaly falou sobre a missão Cassini e seu trabalho sobre a geologia da maior lua de Saturno, Tita. "Mas a lua ainda continua misteriosa. Será que o Monte Doom é realmente um vulcão? Eu acho que sim". O nome do vulcão foi dado por cientistas em referência a um vulcão que aparece em um dos livros do autor J.R.R. Tolkien.

Os seguidores poderão participar usando #RosalyNoMCTI. Na próxima quinta-feira (30), às 15h, a pesquisadora responderá aos questionamentos dos internautas.

Ação no Twitter

O primeiro brasileiro civil a se tornar astronauta, Pedro Nehme, abriu a série de participações de pesquisadores e cientistas no perfil do MCTI no Twitter. Na ação, os especialistas compartilham com os seguidores da rede social sua experiência e também respondem a perguntas e dúvidas em uma sessão de perguntas e respostas (Q&A).


Fonte: Site do Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação (MCTI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário