segunda-feira, 20 de abril de 2015

Curiosidades e Grande Repercussão Marcam Passagem de Pedro Nehme no Twitter do MCTI

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (20/04) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que nesta sexta-feira (17/04) curiosidades e grande repercussão marcaram a passagem do Eng. Pedro Nehme no Twitter do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Duda Falcão

Curiosidades e Grande Repercussão Marcam
Passagem de Pedro Nehme no Twitter

MCTI


Brasília, 20 de abril 2015  Nesta sexta-feira (27), Pedro Nehme, primeiro brasileiro civil a ir ao espaço, recebeu saudações e respondeu a curiosidades de internautas que acessaram o perfil do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no Twitter (www.twitter.com/mcti). A presidenta Dilma Rousseff e o ministro Aldo Rebelo também usaram a rede social para ressaltar o feito do estudante. A hashtag #PedroNoMCTI chegou aos trending topics do Twitter, ficando entre os assuntos mais comentados nesta sexta-feira. Um serviço de monitoramento apurou que mais de 12 milhões de internautas visualizaram essa hashtag no Twitter.

“Gostaria de parabenizar pela conquista de ser o primeiro brasileiro civil a ir ao espaço”, afirmou a presidenta. “O Pedro Nehme foi da primeira turma do Ciência sem Fronteiras, estagiou na Nasa e está na nossa Agência Espacial Brasileira. Ele venceu um concurso com outros 129 mil concorrentes e fará um voo suborbital levando um experimento de uma escola pública brasileira. Parabéns e boa sorte”, acrescentou Dilma Rousseff. “Parabéns, desejo uma missão espacial vitoriosa”, ressaltou o ministro Aldo Rebelo.

O estudante de engenharia elétrica da Universidade de Brasília (UnB) e bolsista da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), Pedro Nehme, será o primeiro brasileiro civil a ir ao espaço e relatou a internautas um pouco sobre a sua viagem e sobre a preparação necessária para a experiência.  Abordou também os possíveis efeitos fisiológicos durante o período de 45 a 60 minutos previstos para o percurso.

Questões como o objetivo científico da viagem, expectativas e dicas para quem pretende seguir a carreira na área espacial fizeram parte dos questionamentos. “O principal é dedicação, foco e curiosidade. Sempre fui curioso e isso fez com que eu aprendesse muito”, respondeu Nehme à internauta Paulinha. “Um dos objetivos da viagem é divulgar a importância das atividades espaciais”, disse a outro participante.

O jovem, que tem muitas experiências inéditas para vivenciar ainda, descreveu a oportunidade de conversar com internautas de diferentes perfis como “desafiadora”. “Escrever essas respostas em poucos caracteres é bastante complicado, mas acho uma experiência fantástica ter essa interatividade com o público e saber que têm pessoas também querendo saber sobre a viagem”, afirmou.

A interação pelas redes sociais faz parte da série promovida pelo MCTI com o objetivo de aproximar personalidades do mundo científico da população. A ação integra as comemorações dos 30 anos de criação do Ministério, completados este ano. Por meio de iniciativas como essa, a ideia é inspirar e despertar o interesse de jovens brasileiros pela área de CT&I.

Saiba Mais

O brasiliense Pedro Nehme será o primeiro brasileiro civil a embarcar em uma viagem espacial. A experiência inédita foi conquistada quando ele tinha apenas 21 anos de idade e venceu o concurso promovido em 2013 pela companhia aérea KLM, da Holanda. Hoje com 23 anos, Pedro cursa o último semestre de engenharia elétrica na Universidade de Brasília (UnB) e se prepara para embarcar para o voo suborbital na espaçonave Lynx Mark II, da empresa XCOR Space Expeditions.

A viagem deve ocorrer no final de 2015 e a série de treinamentos e capacitação é financiada pelo Programa Microgravidade da Agência Espacial Brasileira (AEB) – unidade vinculada ao MInistério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Quando ganhou a competição, Pedro era estagiário na AEB e hoje, como bolsista da agência, auxilia no desenvolvimento dos programas da Instituição.

Pedro terá a missão de levar um experimento, selecionado pela AEB, capaz de avaliar os diversos aspectos fisiológicos relacionados à exposição do corpo humano ao ambiente de microgravidade e hipergravidade, decorrentes de um voo suborbital tripulado. A seleção do experimento para a viagem está sendo feita por meio do 5º Anúncio de Oportunidade (5º AO), do Programa Microgravidade da AEB.

O edital é direcionado a escolas públicas de educação básica em parceria com instituições de ensino superior (IES). Os interessados têm até 27 de abril fazer a inscrição. A divulgação do resultado está prevista para o dia 2 de maio.


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário