Medidas Básicas de Contrainteligência

Olá leitor!

Segue abaixo mais um interessante artigo publicado na coluna “Pensando em Inteligência” da edição de agosto de 2011 do jornal “NOTAER” da Força Aérea Brasileira (FAB), destacando desta vez as medidas básicas de contrainteligência.

Duda Falcão

Pensando em Inteligência

Medidas Básicas de Contrainteligência

Centro de Inteligência da Aeronáutica

Os integrantes do Comando da Aeronáutica são responsáveis pela integridade e segurança das áreas e instalações, materiais, documentação, pessoal, meios de tecnologia da informação (TI) e do conhecimento gerado e mantido pela organização. Há, inclusive, legislações de âmbito federal que regulam e tipificam penalmente os desvios de conduta referentes à matéria.

Toda e qualquer atividade ou ocorrência suspeita deve ser comunicada ao setor de segurança/inteligência, seja da própria organização ou da unidade mais próxima.

Definições que podem ajudar no trato da questão:

ÁREAS SENSÍVEIS - Áreas vitais para o pleno funcionamento das organizações em função do material existente nas mesmas ou das atividades ali desenvolvidas.

ÁREAS SIGILOSAS - Áreas onde informações, documentos, materiais, meios de comunicações ou sistemas de informação sigilosos são tratados, manuseados, transmitidos ou guardados e que requeiram medidas especiais de segurança e de acesso.

ASSUNTO SIGILOSO - É aquele que, por sua natureza, deva ser de conhecimento restrito e, portanto, requeira a adoção de medidas especiais para sua segurança.

CLASSIFICAÇÃO - Atribuição de um grau de sigilo a um dado, informação, documento, material, área ou instalação que contenha ou utilize assunto sigiloso.

COMPARTIMENTAÇÃO - É a restrição de acesso a conhecimentos ou dados sigilosos às pessoas que tenham necessidade de conhecê-los e possuam Credencial de Segurança de Pessoa Física ou Jurídica, no grau adequado.

NECESSIDADE DE CONHECER - Condição inerente ao exercício de cargo, função ou atividade, indispensável para que uma pessoa, possuidora da Credencial de Segurança adequada, tenha acesso a dados, informações, áreas ou instalações sigilosas.

Regras básicas para a proteção do conhecimento: a compartimentação é essencial à proteção; o acesso a assuntos sensíveis depende da função e não do posto, graduação ou cargo; o credenciamento é condição básica para acesso a assuntos sensíveis; as credenciais de segurança devem ser regularmente atualizadas e controladas; o desconhecimento ou a não observância dos procedimentos de segurança prejudica a instituição; todos são responsáveis pela proteção do conhecimento e das instalações.

Por isso, seja pró-ativo. Identifique pontos falhos na segurança das nossas instalações. Sugira medidas de segurança. Quando se olha de fora do problema é possível ver coisas diferentes daqueles que convivem diariamente com a situação. Seja rigoroso na utilização de senhas, códigos e protocolos de segurança. A proteção dos nossos materiais e conhecimentos é responsabilidade e dever de todos.


Fonte: Jornal “NOTAER” da FAB - pág. 02 - Agosto de 2011

Comentários