Comitiva Interministerial Visita o CLA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada dia (04/08) no site do “Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)” destacando a visita ministerial ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) em 28/07. (veja a nota: “CLA Está Pronto para Operações de Lançamentos”)

Comitiva Interministerial Visita o CLA

CLA
04/08/2011

O Centro de Lançamento de Alcântara recebeu no dia 28 de julho de 2011 a visita do Exmo. Sr. Ministro de Estado da Defesa, Nelson Azevedo Jobim, Ministro de Estado das Comunicações, Paulo Bernardo Silva, Ministro-Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Wellington Moreira Franco, Comandante da Aeronáutica, Ten. Brig. do Ar Juniti Saito, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Ten. Brig. do Ar Ailton dos Santos Pohlman, Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional, Maj. Brig. do Ar Odil Martuchelli Ferreira e do Presidente da Agência Espacial Brasileira, Marco Antonio Raupp, todos acompanhados de secretários e assessores.

A visita teve como principal finalidade conhecer as instalações do CLA, sua missão, estrutura e operacionalidade. Na ocasião a comitiva pôde assistir ao lançamento simulado de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI). Após a demonstração, foi inaugurado o novo Centro de Controle, de onde são coordenadas as operações de lançamento de foguetes. Na cerimônia, o Ministro Nelson Jobim, o Ministro Paulo Bernardo e o Ten. Brig. Saito, descerraram a placa de inauguração oficial. Em seguida, também foi inaugurada a Casamata do novo Centro de Controle Avançado.
 
 


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB)

Comentário: Na realidade o que realmente motivou esta visita interministerial ao CLA foi à necessidade do Ministério da Defesa realizar um relatório visando solicitar a presidente DILMA ROUSSEFF mais recursos para o PEB, já que os cronogramas previstos de vários projetos em andamento no DCTA/IAE encontram-se ameaçados de não se realizarem no tempo previsto se o governo continuar com a atual política de recursos, ai incluíndo o lançamento do VLS-1 XVT-01 em 2012. Acontece que, se a situação já não era fácil, com a queda do ministro Nelson Jobim as incertezas quanto ao PEB aumentam ainda mais.

Comentários

  1. Com Johnbin a única certeza que tínhamos era de suas relações de capacho dos americanos, vide as conversas reveladas vazadas pelo WeakLeaks. Alguém que revela ter sabido de fraudes na constituição e não fez nada para impedir também não é alguém confiável. Tenho certeza que os grandes serviços prestados pelo Amorim agora serão colocados em favor da Defesa nacional, mas em outro segmento dela. Pois sua brilhante atuação como diplomata, demonstrou que é um grande brasileiro, tratando de igual para igual as potências e posicionando o país como um grande player na dinâmica política mundial. Tenho certeza que sua experiência diplomática e suas convicções nacionalistas tratá bons frutos às atividades espaciais brasileira. E digo mais, logo o VLS terá comprido sua missão!

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcus Maurício!

    Seja bem vindo ao blog. Tenho um visão diferente de você amigo. Para mim o Jobim foi até hoje o grande ministro dessa pasta. Se não vejamos, conseguiu as maiores conquista da mesma, criou a END (elogiada por várias nações do mundo), assinou acordos com diversos países que trarão benefícios ao Brasil (quem viver, verá), conseguio o apoio e o respeito dos militares, não levava desaforo para casa seja de quem quer que fosse, em resumo, arrumou a casa que era uma verdadeira bagunça. Não tenho nada contra o Amorim, apesar de achar que a aproximação dele e do humorista LULA do Iran foi uma tremenda besteira e espero que isso não tenha colocado o Brasil no circuito internacional do terrorismo. Afinal, todo mundo sabe que terroristas não aceitam 'não' como resposta, coisa que o governo DILMA já começou a fazer. Vamos ver, torço para que o Amorim possa continuar o trabalhao do JOBIM e que consiga uma boa relação com os militares, mas acho difícil que isso aconteça. Vamos aguardar os acontecimentos. Agora quanto ao VLS amigo, o mesmo já está pronto só aguardando a boa vontade do governo DILMA liberar os recursos para que o IAE venha cumprir o cronograma de lançamentos previstos em 2012, 2013 e 2014.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário