Representantes do DCTA/IAE Visitam o DLR Alemão Para Reunião do Projeto do VS-50

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
No dia 24/07, a página do Centro Aeroespacial Alemão (DLR) no LinkedIn publicou uma nota curiosa: na semana passada, representantes do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) participaram de uma reunião de progresso no projeto conjunto VS-50, realizada no GSOC (Centro de Controle de Missão do DLR).
 
Segundo a publicação, o objetivo desse projeto é desenvolver um foguete de sondagem de grande porte, com motor de combustível sólido e controle vetorial de empuxo, voltado para pesquisas em microgravidade e aplicações hipersônicas — trata-se do já conhecido VS-50.
 

Pois bem, amantes do espaço: diante do atual sucateamento do outrora glorioso IAE, a publicação chamou minha atenção. O que de verdade estaria por trás dessa visita internacional? Para tentar entender melhor, entrei em contato com um respeitado profissional do setor espacial brasileiro e perguntei sua opinião sobre a notícia. Sua resposta foi direta:
 
“Esse projeto se arrasta há mais de 10 anos. Considerando que o IAE está operando atualmente em meio expediente, é uma boa oportunidade de fazer turismo no exterior. Nem na época do VLS se via uma comitiva tão grande.”
 
Precisa dizer mais alguma coisa?
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários