Na Índia o Espaçonauta Brasileiro Victor Hespanha Faz Importante Reflexão Para Sociedade Brasileira

Caros leitores e leitoras do BS!
 
Vocês se lembram do espaçonauta brasileiro Victor Correa Hespanha? Aquele que, em junho de 2022, realizou um voo suborbital a bordo do Foguete New Shepard, da empresa norte-americana Blue Origin? Ele se tornou o primeiro turista espacial brasileiro. Pois bem, vamos falar dele novamente!
 
Ontem (30/07), Victor Hespanha publicou uma nota em sua página oficial no LinkedIn informando que esteve recentemente na Índia acompanhando o lançamento do Foguete GSLV-F16, o mesmo que levou ao espaço o Satélite NISAR – uma missão conjunta da agência espacial indiana ISRO com a NASA.
 

Mas você pode estar se perguntando: “Duda, o que há de tão relevante nisso a ponto de merecer destaque aqui no BS?”
 
Pois bem, caros entusiastas do BS, o que realmente me chamou a atenção – e que deveria também chamar a atenção da Sociedade Brasileira – foi o que ele escreveu na parte final da sua publicação. Reproduzo abaixo o trecho, na íntegra:
 
"Ver o orgulho do povo indiano assistindo, principalmente as crianças, mexeu muito comigo. Espero de verdade que um dia tenhamos mais ‘espaço’ no Brasil!"
 
Essa frase diz muito.
 
E agora, me digam, vocês se lembram do “Mister M”, o senhor Carlos Moura? Isso mesmo, o ex-presidente da nossa Piada Espacial Brasileira (AEB) – um dos nomes mais questionáveis da pífia história desse órgão. Pois então, Durante a sua gestão, o bordão dessa órgão era: “Aqui tem Espaço”. Lembram disso?
 
Pois é... que ironia, né?
 
Que esse episódio sirva como alerta: fiquem atentos ao que é divulgado por órgãos governamentais ligados ao setor espacial – e também por parte da imprensa, muitas vezes desinformada ou conivente. Infelizmente, o que temos assistido é a perpetuação de um cenário onde promessas e discursos vazios substituem ações concretas.
 
Enquanto isso, o Brasil continua desperdiçando o imenso potencial que tem no Setor Espacial. E talvez, como disse o Victor, nos falte justamente isso: Espaço. Acordem!
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários