A NASA Observa Progresso Importante na Estação Espacial Comercial Starlab

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
No dia 16 de julho, o portal da NASA divulgou que a agência espacial dos Estados Unidos tem acompanhado avanços significativos no desenvolvimento da Estação Espacial Comercial Starlab.
 
Imagem: NASA
Conceito artístico da estação espacial comercial Starlab.

De acordo com a nota do portal, à medida que a NASA continua sua transição para um mercado comercial em órbita baixa da Terra, a estação espacial comercial Starlab — apoiada pela agência — concluiu recentemente cinco marcos de desenvolvimento e design. O projeto planejado da Starlab consiste em um módulo de serviço e um habitat que serão lançados em órbita em um único voo.
 
Os marcos, parte de um Acordo da Lei Espacial da NASA concedido em 2021, focaram em revisões do design preliminar e da segurança da Starlab, além de planos de aquisição e modelos da espaçonave. Cada marco fornece à NASA uma visão do progresso da empresa no desenvolvimento.
 
“À medida que trabalhamos rumo ao futuro da órbita baixa da Terra, esses marcos demonstram a dedicação da Starlab em construir uma estação espacial comercial capaz de sustentar a vida humana e avançar a pesquisa científica”, disse Angela Hart, gerente do programa de Desenvolvimento Comercial da Órbita Baixa da Terra da NASA, no Centro Espacial Johnson, em Houston. “Tanto as informações compartilhadas pela Starlab quanto a expertise fornecida pela NASA são fundamentais para o sucesso das missões futuras.”
 
A Starlab concluiu recentemente uma revisão preliminar de projeto e segurança da arquitetura e dos sistemas da estação. A empresa agora começará o desenvolvimento detalhado do design e do hardware, culminando em uma revisão crítica de design ainda este ano. As revisões críticas de design são uma etapa importante no desenvolvimento de uma estação, avaliando a maturidade do projeto antes de avançar para a fabricação e montagem.
 
Imagem: NASA
Conceito artístico da estação espacial comercial Starlab.

A Starlab também iniciou a construção de uma réplica em escala real e alta fidelidade da estação. A maquete, que ficará instalada no Space Vehicle Mockup Facility (Instalação de Maquetes de Veículos Espaciais) do Centro Johnson da NASA, será usada para testes com envolvimento humano, nos quais os participantes realizam simulações do dia a dia, avaliando o design interno, o treinamento da tripulação, o desenvolvimento de procedimentos, verificações de hardware e a resolução de problemas durante o voo.
 
Além disso, a Starlab concluiu revisões da arquitetura do design do sistema, do plano de aquisição e do design do sistema de acoplamento da espaçonave Cygnus da Northrop Grumman. Em 2023, a Northrop Grumman se juntou à Starlab para fornecer serviços logísticos de carga e consultoria de engenharia para apoiar a estação espacial comercial. Essas revisões incluíram atualizações no design de configurações de painéis solares, portas de acoplamento, alojamentos da tripulação e outros elementos.
 
A NASA apoia o design e o desenvolvimento de múltiplas estações espaciais comerciais por meio de acordos financiados e não financiados. Após a fase de design e desenvolvimento, a NASA pretende contratar serviços de uma ou mais empresas como parte de sua estratégia de se tornar um dos vários clientes de estações em órbita baixa da Terra.
 
Saiba mais sobre estações espaciais comerciais em:
 
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários