Presidente Donald Trump Afirmou Que Teria Sido “Inadequado” Isaacman Liderar a NASA
Caros leitores e leitoras do BS!
Crédito: NASA/Bill Ingalls
![]() |
| Jared Isaacman em sua audiência de confirmação no Comitê de Comércio do Senado em 9 de abril, relacionada à sua indicação para administrador da NASA. |
No dia de ontem (07/07), o portal SpaceNews noticiou que o Presidente Donald Trump afirmou que teria sido “inadequado” Jared Isaacman liderar a NASA, devido às suas ligações com Elon Musk e seu histórico de doações políticas, sem oferecer nenhuma pista sobre quem ele pode escolher para liderar a agência espacial.
De acordo com a nota do portal, em uma publicação no Truth Social em 6 de julho — a rede social associada a Trump —, o presidente criticou duramente Elon Musk por anunciar planos de criar um novo partido político, motivado pela aprovação, na semana anterior, de um projeto de lei de reconciliação orçamentária ao qual Musk se opôs veementemente.
Essa crítica incluiu uma menção ao indicado original da Casa Branca para liderar a NASA, Jared Isaacman. “Elon pediu que um de seus amigos próximos comandasse a NASA e, embora eu achasse seu amigo muito competente, fiquei surpreso ao descobrir que ele era um democrata de sangue azul, que nunca havia contribuído com um republicano antes”, dizia a publicação.
Essa afirmação sobre suas doações políticas está incorreta, segundo registros públicos. Isaacman já doou para candidatos republicanos, incluindo o deputado Sam Graves (R-Mo.), atualmente presidente do Comitê de Transportes da Câmara. No entanto, doações mais recentes, inclusive no ciclo eleitoral de 2024, foram destinadas a candidatos e organizações democratas. Esse histórico de doações certamente teria sido considerado no processo de análise para sua nomeação, anunciada por Trump em dezembro de 2024.
Isaacman também contestou as alegações — levantadas por senadores democratas durante o processo de confirmação — de que seria amigo íntimo de Musk. “Não tenho um relacionamento pessoal próximo com o Sr. Musk”, disse ele em respostas por escrito às perguntas registradas após sua audiência de confirmação em 9 de abril, descrevendo seu relacionamento com Musk como “profissional”. Ele também negou que Musk o tenha contatado sobre liderar a NASA, dizendo que suas interações foram com a equipe de transição de Trump.
Na sua publicação, Trump pareceu ecoar preocupações levantadas por democratas durante o processo de confirmação sobre potenciais conflitos de interesse, dado que Isaacman tem, ao menos, algumas ligações com a SpaceX — ele participou de duas missões privadas de astronautas usando naves da empresa — e poderia, então, ter um conflito ao liderar a agência.
“Também achei inadequado que um amigo muito próximo de Elon, envolvido no negócio espacial, comandasse a NASA, quando a NASA é uma parte tão importante da vida corporativa de Elon”, declarou Trump. Ele não explicou por que não levantou essas preocupações anteriormente, especialmente quando elogiou Isaacman no momento da nomeação.
“Com sua paixão pelo espaço, experiência como astronauta e dedicação em expandir os limites da exploração, desvendar os mistérios do universo e impulsionar a nova economia espacial, Jared está idealmente preparado para liderar a NASA em uma nova era ousada”, escreveu Trump em dezembro.
Naquela declaração, ele não indicou quem poderia ser escolhido no lugar de Isaacman para liderar a NASA. Quando Trump anunciou, em 31 de maio, que estava retirando a indicação de Isaacman, disse apenas que “em breve anunciará um novo indicado alinhado com a Missão”. Mais de um mês depois, ele ainda não anunciou um novo nome.
Durante uma reunião geral com funcionários da NASA em 25 de junho, Brian Hughes — um nomeado político da Casa Branca que atua como chefe de gabinete da NASA — disse que pode levar de seis a nove meses até que um novo nome seja anunciado e confirmado pelo Senado.
“Acho que o melhor palpite é que é difícil imaginar isso acontecendo antes de seis meses, podendo talvez demorar oito ou nove meses”, disse ele, acrescentando que o cronograma poderia ser acelerado se “o governo pedir prioridade no processo do Senado” para a confirmação de um nome quando este for anunciado.
Janet Petro, diretora do Centro Espacial Kennedy e administradora interina da NASA desde 20 de janeiro, disse que continuará no cargo por tempo indeterminado. “Quero que vocês saibam que continuarei liderando a NASA até que um novo líder seja nomeado, e levo essa responsabilidade muito a sério”, afirmou ela durante a reunião.
Brazilian Space
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários
Postar um comentário