A Operadora Espanhola 'Sateliot' Encomenda Cinco Novos Nanossatélites Com a Startup 'Alén Space' Para Sua Constelação de Órbita Baixa (LEO)

Caros leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: Divulgação
Fabricação de satélites da Sateliot pela Alén Space.

No dia 03/07, o portal TELETIME noticiou que a operadora espanhola Sateliot anunciou a contratação da também espanhola Alén Space para fabricar cinco novos nanossatélites. Esses modelos farão parte da Constelação de Órbita Baixa (LEO) da empresa, com lançamento previsto para 2026.
 
De acordo com a nota do portal, a iniciativa faz parte do plano da companhia para oferecer conectividade global compatível com o padrão 5G. Os novos satélites, que serão produzidos nas instalações da fornecedora em Nigrán, na Espanha.
 
Os cinco artefatos se somarão aos quatro primeiros modelos comerciais da empresa, lançados em agosto de 2024 por meio de um foguete da SpaceX. Esses satélites também foram produzidos em colaboração com a Alén Space.
 
Segundo a operadora, os novos modelos contarão com melhorias em relação aos anteriores. Exemplo disso é a inclusão de mais capacidade de carga útil. Os equipamentos permitirão comunicações avançadas tanto em contextos civis quanto em operações de segurança – como resposta a emergências e proteção territorial.
 
De acordo com a Sateliot, a constelação será composta por mais de 100 satélites desenvolvidos integralmente em Barcelona e validados pelo 3GPP — que é o órgão internacional responsável por padronizar tecnologias de telecomunicações. O objetivo é oferecer "uma cobertura global segura e interoperável", integrando redes terrestres e espaciais.
 
Projeto
 
A Sateliot afirma possuir contratos com mais de 400 clientes em 50 países, que juntos somam 270 milhões de euros em acordos. Com base nesse volume, a empresa projeta atingir 1 bilhão de euros em receita até 2030.
 
"Este projeto demonstra que somos capazes de construir infraestrutura crítica do zero na Espanha", disse o CEO da Sateliot, Jaume Sanpera. "Desenvolvemos uma tecnologia aberta, interoperável, que não apenas atende às necessidades de conectividade global, mas também contribui para a soberania tecnológica europeia."
 
"Temos orgulho de colaborar com a Sateliot em um projeto tão inovador e pioneiro, que redefinirá o futuro das comunicações a partir da Espanha", disse Guillermo Lamelas, CEO da Alén Space. "Este acordo reconhece a qualidade do trabalho realizado nos primeiros quatro satélites e fortalece nossa posição como o fabricante de pequenos satélites mais confiável", declarou.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários